Outros elos pessoais

31 outubro 2009

(78) 31/10/09

No portal da estação televisiva TIM, a propósito de uma assembleia de voto que funcionou na Escola Primária Completa do Esturro, cidade da Beira: "Na cidade da Beira foram surpreendidos pela reportagem da TIM, na noite eleitoral do dia 28 a invalidarem os votos do candidato Daviz Simango com recurso a tinta indelével (...)."
Ponto de situação das respostas ao questionário ontem colocado neste diário (lado direito, junto ao local de recados). Aqui.

5 comentários:

  1. Saudacoes Prof.

    Essas pessoas nao sabem quais sao as consequencias e prejuisos disso tudo. Mocambicanos é que ficam a sofrer. Mocambique é que perde, ate quando vamos cometendo os mesmos erros?
    Acredito que essas frudes de invalidacao e roubo de votos nao foram so em Sofala, mas sim em todo pais.

    ResponderEliminar
  2. Acredito existirem provas de fraude.

    Nao vai ser dificil provar.

    O MDM esta satisfeito com o sua propria performance, o que nao quer dizer que aceita os resultados sem clarificar os pendentes da PGR e CNE.

    Depois ate os Observadores disseram "Pacificas e Ordeiras", nao ouvi ninguem a dizer, Livres, Justas e Transparentes.


    O MDM nao esta pra brincadeira.

    ResponderEliminar
  3. "...disseram "Pacificas e Ordeiras",
    nao ouvi ninguem a dizer,
    Livres, Justas e Transparentes."

    A diplomacia tem destas coisas...

    Ah, os negócios também.

    Requerem ambientes pacícos e ordeiros.

    Estabilidade!

    Bem observado, claramente visto.

    ResponderEliminar
  4. Uma eleição transparente, livre e justa em Moçambique só se a votação durarasse 12 meses sob olhar atento dos candidatos porque, em contrário, nem justas nem livres nem transparentes serão. É pena que Daviz Simango não pode estar em todas as mesas de voto para controlar e denunciar estas atitudes que matam a democracia no país.

    Os observadores nacionais e internacionais é bom não falarem deles, apesar de fazerem um trabalho aceitável, a maioria parece dopado quando o assunto é denúncia e observação imparcial. Este Simango ainda vai dar que falar, estarei aqui para celebrar esse momento. Até a minha tia-avo, que mal sabe pronunciar o nome de Guebuza e da frelimo, em menos de 6 meses, sabe chamar Simango como se estivesse a chamar o nome de Moçambique, país que ela ajudou a libertar.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. Eleicões num Estado Democrático de Direito só devem ser justas, livres e transparentes. O resto é malandrice porque é sinónimo de medo e tirania.

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.