Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Outros elos pessoais
30 outubro 2009
(74) 30/10/09
14 comentários:
Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.
Bom dia Dr.
ResponderEliminarAS DIFERENÇAS TEM SE MOSTRADO TOTALMENTE ABISMAIS SE HOUVESSE TERCEIRO MANDATO O GUEBAZ IRIA SOZINHO À CORRIDA PORQUE ESTÁ CLARO QUE NÃO TEM COM QUEM JOGAR!
ResponderEliminarKeep up the good work, Carlos!
ResponderEliminarSera que, desta vez, os intelectuais, professores, religiosos, vao se unir para impedirem, com uma peticao, que a Frelimo nao altere a Constituicao?
ResponderEliminarTemos que agir! Esta democracia nao pode terminar! As liberdades conseguidas nao podem acabar!
Se o povo nao consegue ver o perigo de 2/3 da Frelimo, acho que os intelectuais conseguem.
Triste cena, esta nossa!
Continue com este magnífico trabalho, nós queremos estar informados e BEM.
ResponderEliminarUpps! Olhe que isto não é puxa-saquismo!!!
Um abraço
Estou também curioso quanto à adenda 4. A Zenaida Machado escreveu um artigo que foi publicado no allafrica, http://allafrica.com/stories/200910290001.html . Achei um trabalho excelente na avaliacão da participacão nas eleicões relativo a grupos etários. Todavia, seria também bom se houvesse algo relativo ao gênero. Mas se a Zenaida avaliou apenas em Maputo ou alguma artérias de Maputo, falta-nos ainda saber dos outros pontos do país. Saber disso só será possível se outros jornalistas espalhados em todo o país, fizeram algumas entrevistas.
ResponderEliminarIsso de um grupo de observadores viaturas do Estado é algo para reflectir e criarem-se regras claras, da mesma maneira que temos que reflectir sobre quem pode ser considerado observador eleitoral. Na segunda-volta para o Presidente do Município de Nacala-Porto, houve a mesma queixa.
Caro Chacate
Tenho receio que não tenha te entendido. Podes te explicar ainda porquê Guebuza não tem com quem jogar? Na minha opinião, penso que precisa-se de uma avaliacão do impacto das trafulhices da CNE tanto na participacão e resultados destas eleicões. As trafulhices continuarem nas próximas, então concordo contigo, mas isso vale para todo e qualquer que for candidato da Frelimo.
Entretanto, segundo o meu ponto de vista, o problema não é só, as trafulhices passaram sob permissão de quem devia ter as dificultado... Portanto, há problemas de cultura... Isso mesmo que notamos em discussões: falta seriedade, honestidade,...
Ja o Tio Afonso esta ficar atraz...
ResponderEliminarJa pra frelimo e guebuza... tem ficar claro... existimos, estamos com saude... e estamos a vir.
Esta muito dificil... travar este MDM.
Caro Reflectindo,
ResponderEliminarSobre a questão que coloca ao nosso concidadão Chacate, foi ontem debatida na STV. Um professor universitário presente no debate, considerou com muita insistência a influência dos “serviços” da CNE na qualidade dos processos eleitorais. Posso adiantar que o debate foi interessante. Acho que é uma questão de como as leis são entendidas e a carência de bom senso na nossa sociedade.
Quando comecam a resolver as questoes pendentes na PGR e CNE ?
ResponderEliminarBaseando-me nos resultados preliminares que estao sendo publicados concluo que nesta eleicoes:
ResponderEliminar1. Ha um vencedor: Guebusa/Frelimo
2. Ha uma estrela: Deviz/MDM;
3. Ha um estudo de caso: Dlakama/Renamo, e
4. Muita falcatrua no meio
Um abraco
Obrigado Micas e Bosses.Prosseguirei.
ResponderEliminarHa uma coisa interessante que me chamou atencao: O sr. Sibindy. Faz-me lembrar o Dudu do caso Cardoso. Um "politico" que nem sequer conseguiu organizar a sua candidatura nem a do seu partido. Isto e completamente falhado e desajustado no tempo e no contexto alia-se a Frelimo e vira, de forma magica, em "politico brilhante". Isto vem a proposito do que vem sendo exibido por algumas TVs quando se referem a reaccao dos politicos em relacao aos resultados preliminares. Assim como Dudu, que ninguem acredita nem o proprio juiz Paulino, por conveniencia foi usado para condenar pessoas algumas das TVs vem hoje, por conveniencia, tranformar o Sybinde em vedeta....
ResponderEliminarA reportagem da STV sobre os observadores em Nampula e coisa seria que nos leva a perguntar se foi um caso so de Nampula? nao me parece. Muito provavelmente tenha acontecido em outros circulos eleitorais. Ouvimos alguns dos membros da tal "missao de observacao" a dizer sem rodeios que haviam sido recrutados pelo partido. Alias quem esteve a entregar as credenciais e alguem do gabinete do governador. Uma outra pergunta e o porque de terem descolado o autocolante que identificava o minibus como sendo da Educacao? se, de acordo com a portavoz da tal organizacao havia um compromisso de apoio em transporte pelo governo porque esconder que estavam a usar um meio do Estado? Tambem nao sei se o governo pode disponibilizar meios para grupos de observadores. Quer dizer, se eu quiser formar um grupo de observacao posso faze-lo com a garantia de apoio material do governo? se assim for acredito que aparecerao milhares de observadores. Isto pode parecer uma gota, coisinha pequena, mas se somarmos todas as coisinhas pequenas veremos que no final influenciam em grande medida nos resultados das eleicoes. Ou nao? E por isso que poucos sao os paises africanos onde os partidos no poder perdem as eleicoes. E depois ha quem armado em analista politico diz que a culpa e da oposicao......
ResponderEliminarCaro o último anónimo
ResponderEliminarEstás de parabéns por reflectires como faco. E pergunto-me por onde anda a PGR?