Outros elos pessoais

29 outubro 2009

(71) 29/10/09


A Rádio Moçambique continua a fornecer os resultados parciais das eleições. Mas creio que eles esses resultados são, ainda, em grande parte, urbanos e de sedes distritais, teremos de aguardar pelos resultados das áreas rurais. Todavia, a dupla Dhlakama/Renamo começou a surgir com mais votos do que a dupla Simango/MDM, atrás da dupla Guebuza/Frelimo.
Adenda às 10:55: não sei se é boa a hipótese de que a Renamo terá os seus votos especialmente nas áreas rurais do Centro, enquanto o MDM tem os seus votos especialmente em áreas urbanas independentemente das regiões. O que pensam os leitores?
Adenda 2 às 10:58: vão surgindo referências a votos brancos e nulos. Houve uma referência a muita abstenção em Ancuabe (Rádio Moçambique).
Adenda 3 às 11:20: o Homo Sibindycus surgiu na Rádio Moçambique (RM) muito satisfeito a dizer que as eleições foram transparentes e justas e que Guebuza e Frelimo vão ganhar, razão por que os felicitava antecipadamente. Usou a expressão "democracia supra-partidária", fase que - afirmou - irá começar.
Adenda 4 às 11:57: em despacho do jornalista Sacur Laquibo da RM, soube-se que em três escolas da cidade da Beira (primária completa de Matacuane, Sansão Muthemba e Industrial), Simango/MDM estão à frente de Guebuza/Frelimo, com Dhlakama/Renamo muito atrás. O jornalista referiu ainda que por falta de cola os editais estavam a ser colados com pastilha elástica (chuinga, disse).
Adenda 5 às 12:16: cortes sucessivos na internet por parte do meu provedor estão a dificultar-me as postagens.
Adenda 6 às 12:54: os resultados provisórios continuam a ser fornecidos pela Rádio Moçambique. Por agora, vantagem generalizada de Guebuza/Frelimo. Mas em Nhamatanda, província de Sofala, os resultados mostram vantagem para Simango/MDM.
Adenda 7 às 12:55: no distrito urbano 5 na cidade de Maputo, Guebuza/Frelimo à frente. Simango/MDM a seguir.
Adenda 8 às 12:59: vão surgindo dados sobre abstenção aqui e acolá através da RM. Enquanto isso, na cidade de Quelimane, várias mesas dão vantagem a Guebuza, com Simango a seguir.

4 comentários:

  1. Apenas posso falar daquilo que foi a percepção da posição das pessoas no meio urbano de Maputo, e para ser sincero, estes primeiros resultados deixam-me surpreso e um pouco desiludido. Foi notório que a esmagadora maioria das pessoas de meu relacionamento, amigos, colegas, conhecidos, independentemente da sua formação, origem, nível social, etc. Apostava claramente no MDM e no Daviz Simango e via estas eleições como uma forma de enviar um recado à Frelimo e a Guebuza.
    Vamos acompanhando e tendo alguma calma, pena não haver ninguém que vá traçando um mapa estatístico dos resultados com totais por região e totais globais...se existe agradecia que postassem o endereço aqui.

    ResponderEliminar
  2. Beira,Beira,Beira, um pais dentro dum País, mas porquê ´só tu BEIRA nos dá dores de cabeça? é a pergunta dos camaradas

    ResponderEliminar
  3. Esta de Sibindy é boa para rir. Quem te viu e quem te vê, amigo Sibindy. Rio-me em grande da modelo do político que ele é.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Dr.
    THANKS PELOS UPDATES...
    FELIZ PELO SIMANGO/MDM
    YOU REALY DESERVE um obrigadao...
    OBRIGADO FOR HARD WORK.

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.