Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Outros elos pessoais
07 outubro 2009
14 comentários:
Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.
Zambezia so serve em momentos de campanha. Fora disso, nada. Os Zambezianos nunca foram respeitados pela Frelimo. Pouquissimas noemacoes de Zambezianos para cargos de governacao (aquelas de iniciativa do PR). Mas a Frelimo sabe que, sem fraude, nao vao conseguir nada.
ResponderEliminarA zambézia é um círculo eleitoral muito, muito, importante.
ResponderEliminarTodos sabemos.
A Frelimo nunca gostou da Zambézia, desde sempre.
A Zambézia nunca gostou da Frelimo, desde sempre.
Todos sabemos.
Agora o porquê mesmo desse esforço?
Talvez, porque, como de costume, a vida está muito difícil, na Zambézia.
Mas, logo, logo, vamos saber.
Faltam 20 dias, 26 horas e 21 minutos.
HOJE notei algo muito curioso ,e estou em duvida, eram 13:50 na Avenida de Moçambique, depois das bombas de combustível da Total para quem vai para Mabor, de repente o chapa é mandado parar por dois Policias Transito, e curiosos espreitamos e vimos um aparato Policial fora do normal, aumentou mais a curiosidade, era o Presidente /candidato, ou Candidato Presidente da Frelimo, o transito esteve paralisado nos dois sentidos, tinha mais de 3 carros da Policia,PP, Municipal,1 carro de Policia Transito, e e estrada bloqueado para sair a comitiva da Frelimo que esteve a almoçar na QUINTA NKUVU, APITOS DE TRANSITO A IMOBILIZAR VIATURAS , o mesmo procedimento quando se trata da passagem de Chefe do Estado,
ResponderEliminarAgora pergunto, no momento descrito quem se fazia transportar na viatura, o Presidente da Republica , ou o candidato do Partido Frelimo???
como candidato do Partido Frelimo tem direito a esse tratamento???, perguntar não ofendi
e ainda há quem acredita na separação Estado-Partido, acreditem ou não EU VI
Vamos Ganhar, umBhalane.
ResponderEliminarOs Zambezianos vao melhorar a sua propria vida.
a Zambezia tem umBhalane , Manuel de Araujo, Benjamim Pequenino entre outros.
a Zambezia tem Capital Intelectual.
Um outro motivo: salve melhor opiniao a Zambezia foi uma das provincias mais fustigadas pela guerra civil (se nao for em absoluto a que mais sofreu). E isso deixa marcas...
ResponderEliminarInacio Chire
simples responder porque que mandaram pesos pesados a Zambézia .é que na Zambézia na realidade não houve nenhuma realização de vulto , os zambezianos como não conseguem receber os 7 milhões continuam ficando obrigados a sair de Nicuadala ,alto molocue ,chinde para vir vender no mercado de estrela .se quiser Dr. um dia oriente um estudo sobre os povos mais batalhadores e aventureiros do pais vai ver que a Zambézia e Inhambane vai ficar no topo , todo seu esforço faz-se em ambiente que quase significa funcionamento em vazio, tecnicamente funcionamento em vazio é por exemplo deixar o carro estacionado durante todo noite na garagem sem que desligue o motor .
ResponderEliminarE esta exclusão é antiga pois nos anos 80 o zambiano era o empregado domestico que melhor escolaridade tinha ,melhor visão tinha , mas como o sua oportunidade de ascensão na vida era cortada ao mesmo tempo que se cortava o seu cordão umbilical , hoje temos uma Zambézia que ate pesos pesados fixam sua residências nas suas proximidades para melhor gestão da ingerência dos recursos criados por Deus sobre vale de Zambeze. mas como a lei da vida diz talvez para consolar ,que dói mais o pegado pago no inferno que o pago na terra ,que os zambezianos esperem para do lado dos céus um dia possam espreitar as combustões do inferno dos maldosos
O Abdul Carimo disse que vao ganhar na Zambezia, portanto, eles da Frelimo. Mas 'e preciso ter cuidado com estas palavras. Os zambezianos sabem o que querem.
ResponderEliminarMeu caro saiba que a Zambezia tem um voto etnico e tribal e por isso o seu partido(se for o caso), ainda esta longe de ser digno vencedor.
Se quiser mais explicacoes, eu estou pronto. Mas fique isto aqui: A propria Frelimo na Zambezia, abriu 4 alas, sendo Chuabo, Lomue, Macua e Nhugwe.
querido Chauque é verdade mesmo que a cometiva da campanha da frelimo saiu da quinta NKUVU ,
ResponderEliminarChauque juro por tudo ,pelos meus 3 avos ,pela alma dos meus 2 tios maternos e 1tio paterno ,com provas se for necessario por ate tenho um pequeno terreno atras desta quinta ela é 100 % do Antonio carrasco antigo director da STAE ate que o tenho saudado quase todas as manhas aos sabados quando ele vai fazer as compras nas bombas .sinceramente uma mao lava outra
gostaria de ter mais explicacoes do anonimo.
ResponderEliminarperece ser profundo conhecedor da realiade Zambeziana.
'e Zambeziano ?
Sou sim meu caro Abdul Carimo e vivo o dia a dia da politica zambeziana. 'E por isso que te "acautelei" nos pronunciamentos. Mas respeito a sua opiniao, visto que neste pais tudo 'e possivel.
ResponderEliminarEstamos atentos
Obrigado anonimo.
ResponderEliminarNa historia colonial, os "tugas" nascidos em Portugal, alguns anos depois de viverem pelas bandas da Zambézia faziam questão de dizer nas discussões com os senhores de Lourenço Marques uma coisa parecida como isto: seja lá o que fôr mas NÓS na Zambézia mastigamos melhor amendoim.
ResponderEliminarIsto é portanto coisa antiga.
Na altura do estudo de base para uma constituição multipartidaria, a Zambézia não apresentou adendas a porposta base. A ZB apresentou uma constituição com prefácio e por aí fora e devidamente encadernada...pronta para ser usada.Como dizia um amigo muito próximo:bolas o meu pai era servente da escola oficial de Gurué, mas nós bebiamos chá e pão ou era com manteiga ou queijo. Bolas que culpa tenho eu disso?
Pois é...por estas e por outras a Luta de Libertação Nacional não progrediu. Já agora uma outro episodio. Samora Machel enquanto enfermeiro desejou namorar com a sua colega Q.Magno. Num comicio em Quelimane fez questão de falar das familias burguesas, entre a quais da familia Magno.Na sua ida a Portugal fez questão de convidar a ex-colega e o seu marido. Samora nesse comicio interpretou a colocação de roupa interior em estendais nas varandas do prédio como uma forma abusiva e reacionária. Já me esquecia: SMachel historiou com detalhe a postura traidora dos Zambezianos que se feliaram na FRELIMO e dado momento mandou levantar Bonifácio Gruveta para confirmar.
Pois é...
Uma pitada de leite de coco, da Zambézia, claro.
ResponderEliminarEste comentário de Nipiode tem que se lhe diga. Bastante.
“…mas nós bebiamos chá e pão ou era com manteiga ou queijo.
Pois é...por estas e por outras a Luta de Libertação Nacional não progrediu.”
Deduzo que pela falta de pão. E mesmo de chá!!!
“Nem só de pão vive o homem”, disse o Messias.
Mas sem pão é difícil. Dizemos TODOS!
Na frelimo não houve ninguém a dizer: nem só de propaganda vive o homem.
Até hoje!!! É preciso competência.
Vou passar em frente por quererem namorar uma Zambeziana, traidores, reaccionários,…nem dá.
Para contar uma estória. Coisa antiga.
No colégio dos Maristas na Beira, NÓS, os Zambezianos, desafiávamos, por vezes, nos jogos de futebol,
Zambézia contra o resto.
Éramos poucos, e “contratávamos” um ou outro “Macua”, para completar – tudo a Norte, coco.
O resto quem era? – Manica e Sofala em peso, Tete,…nossos AMIGOS / CHAMUARES (antiga Zambézia).
Resultado invariável – uma cabazada das antigas – perdíamos sempre – 7-1, 8-0,…
Mas saíamos a rir, com o ego bem alto, orgulhosos demais - a identidade do grupo afirmava-se, estávamos, ESTAMOS SEMPRE JUNTOS, onde quer que estejamos.
Isto é portanto coisa antiga.
Têm que contar sempre connosco, porque sem NÓS, o caldo está entornado.
a minha contribuicao para a identidade Zambeziana ( esse NOS orgulhoso e Zambeziano na origem e tambem Mocambicano) 'e pouca,... muito pouca ainda para aquilo que pretendo ver na Zambezia.
ResponderEliminareu trabalhei para a constituicao da Fundacao para Dezenvolvimento da Zambezia- FDZ, que pretendia ser uma Fundacao gerida por JOVENS Zambezianos.
Quero Ver a Zambezia Livre da Pobreza.
A Zambezia tem um Capital Intelectual Imprecionante.
Quero Ver os Inlectuais Zambezianos a trabalharem pela Zambezia e por Mocambique.
Nunca mais serao EXCLUIDOS.
Para Frente 'e o Caminho.