Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Outros elos pessoais
01 outubro 2009
(28) 01/10/09
5 comentários:
Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.
O Jornal Savana,É directo e objectivo como nunca,desejar os parabens a toda equipE do Jornal, e viva a concorrencia porque o Savana ja estava a ``durmir´´ por ter sido o primeiro jornal Independente, peço correção se extiver errado,eu pessoalmente acho k ha 2 meses o jornal tem sido um best-seller. parabens
ResponderEliminare realmente quanto aos artigos de opiniao em jornais de creditos firmados dá muito que pensar.
como um jornal diario publica um artigo de opiniao hoje sobre um assunto que aconteceu as 17 de omtem??? será que na havia quem tenha remetido o pedido de publicaçao da sua opiniao?? ou foi txovado para ultima linha e encaixar a materia emcomendada do patrao??? tendo em conta que para a publicaçao dum artigo de opiniao nesse jornal pode levar um (1)mes devido as cartas que xegao na redaçao desse jornal,sao tantas perguntas por hje xega.
Em relação ao “recurso” aos curandeiros, a que se refere o trecho do jornal “Zambeze”, julgo que Guebuza e a FRELIMO quizeram apenas respeitar a tradição do povo, que no fundo, é nossa. É bem possível que a comunidade de Pemba o tenham sugerido isso, e evidentemente, ele não poderia negar, sob o risco de faltar cortesia. Isso não significa, necessariamente, que Guebuza e a FRELIMO acreditem nessas práticas. Julgo que eles apenas demonstraram respeito à cultura e as tradições deste povo. Penso ser apenas isso.
ResponderEliminarSó que o jornal “Zambeze” parece querer dar a entender o contrário. Espero estar completamente errado.
Teo Mambo
Que Frelimo é esta, que recorre a curandeiros? Que mensagem transmite aos nossos jovens? Estamos a andar para aonde?
ResponderEliminarA propósito do "banho" de Guebuza, aqui vão palavras de Samora:
"As escolas devem ser frente do nosso combate enérgico e consciente contra o analfabetismo, contra a ignorância e o obscurantismo.
Devem ser centros para a eliminação da mentalidade capitalista e dos aspectos negativos da mentalidade tradicional."
Cara oposição da Frelimo.
ResponderEliminarOs Srs. subestimaram a Frelimo.
Porquê?
Simplesmente porque não conhecem!!!
Como querem então ganhar a guerra pelo poder - é disso que se trata, não tenhamos medo das palavras.
Os kotas da Frelimo têm memória, são velhos, têm AK's e Kalashis, e nem nos filhos confiam - podem vender o património que usurparam -a mesa do Estado.
Cansei de avisar, de cansar mesmo.
Imaginem uma cobra venenosa demais, mamba é pouco, com a capacidade do camaleão, mudar de cor - assim é a Frelimo.
Por isso há um ditado árabe que diz:
"uma cobra, é sempre uma cobra"
Fazer o quê?
Agora vou terminar com um excerto que tirei de um blogue, de um homem polémico, mas que vos vai servir.
Apenas uma coisa - onde está escrito PSD, tirem e coloquem MDM.
Deve servir, com vantagem, porque aí as eleições ainda nem foram:
"Há por aí muita gente que quando devia apoiar o PSD nas eleições preferiu ficar junto dos computadores a escrever, em vez de junto das estruturas locais do PSD desencadear as acções de propaganda política que eram necessárias, na rua, junto do Povo, de cada pessoa, onde quer que os votos estejam.
Há gente do PSD que tem blogues, mas que se sente muito importante, para levantar as "nalgas" da cadeira e ir para o terreno fazer campanha. É gente que pode ter valor mas perdeu o sentido da realidade."
Não esqueçam de tirar PSD e colocar MDM.
A LUTA É CONTÍNUA.
umBhalane
Desculpem, e ao autor também.
ResponderEliminarEsqueci.
http://josemariamartins.blogspot.com/
Mas não esqueçam - onde está PSD, coloquem MDM.
Maningue obrigado