Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Outros elos pessoais
19 outubro 2009
14 comentários:
Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.
um dos dias mais tristes para mim, lembro-me como se fosse ontem.
ResponderEliminar... ditto!
ResponderEliminara luta continua!
gp
Foi-se um ser humano, é sempre de lamentar. Mas não tenho saudades do ditador. O sofrimento que espalhou foi muito.
ResponderEliminarJá viu como esta questão de ditador é um conceito errático e polissémico? Eu acho que Samora foi um ditador bom, necessário para a época. Um ditador maus seria, por exemplo, um Pinoche, no Chile. Mugabe está na lista de um ditador bom, ou seja, um corrector de uma política Ocidental que Kadafi, por exmplo, se recusa a seguir.
ResponderEliminarViva Samora, Viva Mugabe
Essa do ditador bom...
ResponderEliminarDitador é ditador!
Que Saudades do Samora,
ResponderEliminarSamora comandante em chefe,
Samora o lider
Samora O Homen do Povo
Descanse em Paz meu Marechal
Como dizias
A LUTA CONTUNUA, independencia ou morte?
xicoxa
Só a morte separa os amigos do Viriato do poder...
ResponderEliminarMais uma vez a inteligência está a ser inimiga do diálogo. É o que está a fazer o anónimo. Há dois dias que não cessa de me atacar, a menos que se identificasse. Está a ser injusto comigo. Não faz mal, não demora encontar um mentiroso, caluniador ou anónimos que um coxo, logo será identificado.
ResponderEliminarSobre Mugabe tenho a dizer uma coisa, para finalizar, pode dizer o que quiser, mil e uma palavras contra este homem, eu o tenho como meu ídolo. Penso que a África toda também. Quando se interessar pelas história ou por questões sociais, não tenho a menor dúvida que vai perceber que este homem é inocente. Lembro-me que Jesus Xristo foi morto assim, uma maioria (absoluta) esteve contra ele. Por isso detesto democracias, embora tolere um pouco, porque as democracias são uma lástima. O que pensa é a maioria, muita das vezes é lá onde mora a burrice, é a minha maneira de ver. O melhor sistema político está ainda por vir, tal como me referi no meu artigo sobre, MUGABE, O MEU ESCOLHIDO!
Abraços
Não deixem também de ler os pensamentos de Mohamed Embaló...
ResponderEliminarCom relação a Mugabe apoio e subscrevo a opinião de Viriato, o único erro de Mugabe foi de ter feito as reformas numa altura em que o continente está sufocado por instituições como o FMI, Banco Mundial, etc onde as armas de pressão podem ser fatais,
ResponderEliminarMachel já havia feito o mesmo em 74 mas nessa altura apenas deviamos aos Russos e Chineses He He He
Machel Foi um Ditador Bom, necessário para a época, com pouca experiencia e que já começava a abrir o olho
Uma pergunta permanece em mim há já muito tempo " PORQUÊ QUE NENHUM MEMBRO DO BUREAU POLÍTICO DA FRELIMO ESTAVA NA COMITIVA MESMO SABENDO QUE MACHEL IA A UMA REUNIÃO DE GRANDE IMPORTANCIA?"
Ficaram todos com diarreia na véspera da partida ou o curandeiro disse p não ir?
MozFree
Estou com a Micas
ResponderEliminarsamora representava e implementava a ditadura do proletariado!
ResponderEliminarNao tenho saudades desse tempo que vivemos,
viva a democracia em construçao!
somos liveres de pensar e expressar, ninguem deve ser preso ou morto por isso!
Todos os anos alguem do governo vem dizer que estao a espera de uma resposta ou resultados do inquerito. Afinal quem deve fazer o inquerito ou produzir o relatorio? o Botha? deixem de deitar area para os nossos olhos. E melhor ficarem calados
ResponderEliminarFiquei indignado com as afirmacoes do sr. Sergio Vieira na TV. Afinal o nosso saudoso presidente morreu porque teimosamente quis vir participar a uma festa de aniversario? e como e que os supostos "matadores" Sul Africanos sabiam que ele infalivelmente viria participar da festa de aniversario e lhe montaram a emboscada?
ResponderEliminar