Outros elos pessoais

11 setembro 2009

Fundos+MDM

De acordo com um porta-voz da Comissão Nacional de Eleições, partidos políticos já começaram a receber fundos para a campanha eleitoral (Rádio Moçambique, noticiário das 8 horas). Enquanto isso, o “Notícias” de hoje tem um trabalho com o título “MDM reconhece erros”, no qual reproduz extractos de documentos tidos como enviados para a CNE pelo mandatário do MDM, Manuel de Sousa. Nesse texto, o jornal cita um “reputado jurista” e um “analista político local” não identificados para mostrar que o MDM apenas cometeu irregularidades e não se apercebeu da complexidade do processo eleitoral.
Adenda 1 às 9 horas: sobre a posição dos embaixadores que ontem se reuniram com o presidente da CNE, leia o “Canal de Moçambique" aqui e o “Notícias” aqui. Sobre um recurso interposto pelo MDM e recusado pelo Conselho Constitucional, confira o "Canal de Moçambique" aqui.
Adenda 3 às 9:16: nenhuma novidade, neste momento, no “O País” online.
Adenda 4 às 10:32: partidos políticos excluídos vão hoje reunir-se com embaixadores estrangeiros – afirmação do presidente do Partido Ecologista, João Massango, falando num programa especial da Rádio Moçambique (Tribuna Parlamentar), no ar neste momento.
Adenda 5 às 10:47: pelo que verifico ouvindo representantes de partidos políticos na Rádio Moçambique, a situação está complicada. Eles recusam o apodo de serem desorganizados, de não terem programa, etc.
Adenda 6 às 10:58: nenhuma indicação foi dada pelos intervenientes de que os partidos já estão a receber fundos.
Adenda 7 às 12:11: o Conselho Constitucional aceita receber reclamações dos partidos desde que canalizados pela Comissão Nacional de Eleições (Rádio Moçambique às 12 horas).

3 comentários:

  1. Bom dia Prof. Para melhor entendimento do que se está a falar, terá alguém um link à Lei Eleitoral que nos permita um download?....do género "aqui"..."e aqui".

    ResponderEliminar
  2. Um analista político em anonimato? Eu suponho conhecê-lo, mas é estranho que se faca passar por anonimato.

    ResponderEliminar
  3. Um analista político em anonimato? Eu suponho conhecê-lo, mas é estranho que se faca passar por anonimato.

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.