Outros elos pessoais

09 setembro 2009

A CNE em dois editoriais



Partes dos editoriais hoje consultáveis do "Canal de Moçambique" (não assinado) e do "Magazine Independente" (assinado por Salomão Moyana). Clique com o lado esquerdo do rato sobre as imagens para as ampliar.
Adenda 1 às 13:38: o porta-voz da Comissão Permanente da Assembleia da República, Mateus Katupha, disse hoje que a sua instituição não tem competência para analisar os protestos das formações políticas que se sentem injustiçadas com a exclusão feita pela Comissão Nacional de Eleições (Rádio Moçambique, noticiário das 12:30).
Adenda 2 às 13:45: não saiu ainda nenhuma deliberação da CNE sobre as exclusões.
Adenda 3 às 14:33: elos do STAE fornecidos pelo leitor Kimmanel, aqui, aqui e aqui.
Adenda 4 às 18:50: segundo a TVM, partidos políticos da oposição menos Renamo podem vir a boicotar as eleições de Outubro. Porém, uma fonte disse-me que isso pode constituir posição de um ou outro partido, mas não de todos os partidos.
Adenda 5 às 19:52: amanhã, partidos que estiveram hoje reunidos, deverão emitir um comunicado (Rádio Moçambique, noticiário das 19:30).

6 comentários:

  1. para melhor estudar o caso da exclusao veja em numeros e avancemos para o debate o spreujuizos dos partidos excluidos

    Lesgilativas
    http://www.stae.org.mz/pages/mandatos-legislativas.php#

    provinciais
    http://www.stae.org.mz/pages/mandatos-legislativas.php#

    deliberacao dos sorteios
    http://www.stae.org.mz/media/download_gallery/deliberacoes/CNE-%20Sorteio.%202009.%20doc.pdf

    ResponderEliminar
  2. sinceras desculpas para o segundo elo deve ser http://www.stae.org.mz/media/documentos/mandatos%20provinciais.pdf

    erradamente anexei o primeiro e o segundo com mesmo endereco

    ResponderEliminar
  3. Deviz Simango orientou um encontro entre os extra-parlamentares .fonte TVM

    ResponderEliminar
  4. Para mim boicote pode não ser boa opcão. Em África boicote fortalece as ditaduras.
    Falta-nos muitos detalhes para avaliarmos a possibilidade que os partidos da oposicão têm em produzir vozes nas Assembleias provinciais e na AR. Mas acho ser necessária muita ponderacão.

    ResponderEliminar
  5. O partido frelimo/estado ja iniciou uso abusivo dos meios do estado,viaturas/direccao dos antigos combatentes e a instalacao de telefones em todas sedes/TDM,esta a acontecer em cabo delgado,pois a sociedade civil por aqui e totalmente manipulada e controlada,a maior parte das viaturas nao ostentam timbre para o seu uso abuso pela Frelimo.Listas estao a ser entregues as STAEs Provincial para formadores nacionais e provinciais e aos STAEs distritais e cidade para os MMVs.

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.