Outros elos pessoais

21 setembro 2009

(17) 20/09/09


Frequência de igrejas e recurso a cerimónias ditas tradicionais de invocação protectora de espíritos: um campo que parece ser muito explorado por certos partidos e candidatos presidenciais, este campo da (permitam-me, a seguir, alterar uma frase que li) "espectacularização do sagrado como meio de persuasão dos cidadãos no mundo eleitoral". Finalmente: bem gostaria de saber se existem curandeiros nas comitivas dos candidatos.
* Adenda 1 às 7:24: a propósito das eleições no nosso país, confira postagens de AFrancisco e VDias, no Bricolando o social e a análise, respectivamente aqui e aqui.
* Adenda 2 às 8:33: faça o ponto de situação e participe nas "percepções sobre a violência" (tenha em conta os três primeiros quesitos, correspondentes à Frelimo, à Renamo e ao MDM), em questionário situado no lado direito deste blogue, aqui.
* Adenda 3 às 9:22: sobre a campanha eleitoral, comparem conteúdo e forma de notícia dos jornais online "Notícias" e "Canal de Moçambique", respectivamente aqui e aqui.

5 comentários:

  1. “as vantagens do MDM e DS"

    Þ Nasceu de uma revolta popular a nível nacional (tem evidencias, nunca outro partido “novo” algum arastruo gente num periodo tal curto);
    Þ Um “Movimento” com ideologias abertas e modernas (até “x” e “y” ja está imitar o dicsurso do jovem DS;
    Þ Os partidos “x” e “y” por ódio, mesmo antes do início da campanha eleitoral esta fazer propoganda para MDM e DS, assim sendo, criou muita curiosidade no seio das comunidades (nacional e internacional) de querer conhecer melhor o MDM e DS;
    Þ A exclusão feita pela CNE criou ainda uma oportunidade do MDM ter mais fama;
    Þ O posicionamento do DS no boletim de voto o coloca em grande vantagem
    Þ Dos partidos “x” e “y” existem pessoas que muito gostam do DS e MDM, mais têm receio de aparecer ao público. Sabe-se que todos funcionários públicos são obrigados aderir o partido “x”. Muitos desses funcionários, são membros “anónimos” do MDM (quieram ou não)
    Þ Muitos membros do partido “y” também são apoiantes e membros “anónimos” do MDM, muito claramente ja fazem trabalho forte para MDM, mesmo vestindo as cores do “passarinho”
    Þ Há muita conversa por ai sem exagero, de querer ver a capacidade dos outros, excepto do “lider” que já perdeu cariz. Falam do “voto é secreto e supresa eleitoral de 2009”
    Þ Os candidatos a presidenciais excluidos, mesmo que não mostre abertamente, vão dar vantagem ao DS
    a lista é vasta, epero que outros vao acrescentar.

    Um abracos meus amigos “membros anónimos” do MDM

    ResponderEliminar
  2. O Carlos sabe quem é21/9/09 7:04 da tarde

    Há pelo menos 3 razões para não irem curandeiros nas comitivas:

    - os "tratamentos" mais importantes e complexios são feitos antes e depois, e os clientes podem levar consigo os produtos para algum "banho" que se afigure necessário;

    - na lógica da sua utilização, é conveniente que não seja identificável o curandeiro que faz a protecção/propiciação/ataque, ou será mais fácil contrariar o seu "tratamento";

    - alguns dos curandeiros de figuras mais importantes do Estado e partidos não têm idade ou saúde para esse tipo de viagens.

    ResponderEliminar
  3. para bom entendedor meia palavra BASTA,pra o Jornal Noticias os cocorrentes as Eleiçoes Presidencias sao SO 2, a Frelimo e a Renamo k merecerao distaque em toda pagina reservada a Politica mais com mais distaque para Frelimo. é lastimavel para um jornal como Noticias que os salarios e Mordumias aos PCA,s e os trabalhadores em geral sao pagos com os nossos impostos(eles tambem) emquanto prestam vassalagem ao Partidão,

    para o Jornal Noticias os Partidos concorrentes é so a FRENAMO.

    PS:oiço muitos colegas e amigos tanto no serviço como na familia a simpatia k nutrem pelo candidato DAVIZ SIMANGO e pelo MDM....e decidi juntarme a eles por boas razoes analizadas...para bom entendedor meia palavra basta

    ResponderEliminar
  4. há silencio neste blog desde ontem!!! o que se passa?

    ResponderEliminar
  5. 24 horas depois
    nada
    XkuraH

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.