1. A partir de agora a cidade de Quelimane deve começar a ficar inundada de panfletos, pelo que pude apurar de um jornalista.
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Outros elos pessoais
13 setembro 2009
(1) - 13/09/09
1. A partir de agora a cidade de Quelimane deve começar a ficar inundada de panfletos, pelo que pude apurar de um jornalista.
15 comentários:
Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.
o uso dos bens publicos ja começou,sou residenet no bairro de magoanine C, vulgo matendene, onde na terminal uma pekena praça erguida recentimente,esta la montada o pódio (palanque, `Brazil´) do partido Frelimo, os meios de transportes usados sao pertença da Distrito urbano n 05,concretamente o tractor k recolhe lixo nos bairros de Zimpeto e matendene e os demais,agora pergunto e kuanto aos 6 helecopetros kem paga?
ResponderEliminar10 pontos muito bem analisados. Gostei de ler. Gostaria de ter informações de Tete, como é que vão as coisas por lá. Em Angónia, em tempo de eleições, há sempre casos de morte. Não gostaria que nestas eleições o azar voltasse a acontecer. A ver vamos. Em Lisboa como em Bruxelas onde estive há dias ainda não há sinais fortes de campanha. Mas prometo dar informçaões quando o barulho chegar a estas bandas.
ResponderEliminarObrigado
Vai ser muito interessante,
ResponderEliminarQue venca o MELHOR,
POR UM MOCAMBIQUE PARA TODOS!
Lei nº 7/2007 de 26 de Fevereiro nos seus arigos 196, 40, 26 e 29 explica claramente a utilizacao devida e indevida de bens publico.
ResponderEliminarMuitos partidos “pequenos” foram excluidos utilizando essa lei. Chauque comentou o uso indevido de bens publicos. O partido “grande” e´ campeao no uso in“devido” de bens publicos. O uso indevido de bens publicos e´punido pele lei. Vamos ver a im “parcialidade” da CNE...
Professor, como e´que vamos enviar fotos de campanha eleitoral como evidencias dos acontecimentos?
ResponderEliminarDado ter muitas vezes problemas com o meu endereço universitário, sugiro use (m) o seguinte endereço:
ResponderEliminarcarlosserra_maputo@yahoo.com
Caros Moçambicanos, Compatriotas!!!
ResponderEliminarHa tempos atrás diziamos que não podiamos votar nos outros senão na Frelimo porque os outros não tinham credibilidade e nem organizaçã nenhuma. Hoje que surgiu uma força política capaz de enfrentar um dos Partidos "mais bem organizado" do mundo, dizem que não reúne documentos suficientes...
Eu disse e volto a dizer o sorteio da posição dos candidatos no boletim de voto pode muito bem decidir o resultado, não duvidem disso, só depende de nós. Nós que estamos na cidade, jovens, já sabemos o que queremos, sem dúvidas, chegou a hora de mudar, VAMOS AJUDAR AOS MOÇAMBICANOS DO CAMPO A ESCOLHEREM MELHOR, DE FORMA SIMPLES, MARCANDO "x"NO PRIMEIRO QUE LHES APARECER NA FRENTE!!!
Antecipadamente agradeço a publicação do meu simples comentário....
Claro q em pemba esta tdo de vermelho como nao?viaturas do estado(secretaria provincial,municipio,direccao da mulher,Imap,policia)ate o ex porta voz jacinto cuna esta por aki,palavras para que???
ResponderEliminarComecou a danca de Mapiko.....
ResponderEliminarVencera naturalmente aquele que consiguir tirar maiores aplausos
Nesta danca vale tudo, mascara se o mas possivel e mexer o corpo de modo a impressionar a plateia.
Este sera sem duvidas o tira teimas
e ao fim de 45 dias de vale tudo o Galo cantara
COCORICOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
Muta utwa munho
Xicoxa
Para o jornalista da RM é boato aquilo que os jornalistas do O País viram com os seus próprios olhos???? Tudo está organizado e bem tracado.
ResponderEliminarEstavam a esperar de quê?
ResponderEliminarLegalidade? Tolerância? Facilidades?...?
FUNGULA MASSO (abram os olhos).
Eleições 2009
ResponderEliminarBoletim sobre o processo
político em Moçambique
Número 3 – 13 de Setembro de 2009
--------------------------------------------------------
Editor: Joseph Hanlon (j.hanlon@open.ac.uk)
Editor Adjunto: Adriano Nuvunga - Assistente da Pesquisa: Tânia Frechauth
Publicado por AWEPA, Parlamentares Europeus para a Africa, e CIP, Centro de Integridade Pública
www.eleicoes2009.cip.org.mz
----------------------------------------------------------
Campanha eleitoral inicia com violência
As zero horas de hoje, 13 de Setembro, iniciou a campanha eleitoral em todo o país.
Já há registos de violência
Chókwè
Na madrugada do primeiro dia da campanha eleitoral, 13 de Setembro, um grupo de jovens que se fazia transportar em viaturas cobertas por bandeiras do partido Frelimo, vandalizou a sede do MDM no bairro 2, no municipio de Chókwé. Tudo começou por volta das 19h quando um grupo de jovens foi à sede do MDM e retirou a bandeira do partido. A policia foi contactada mas não se fez ao local. Depois, por volta das 2 horas de madrugada, o mesmo grupo de jovens que se fazia transportar em duas viaturas, sendo que uma tinha a chapa de matricula tapada pela bandeira do partido Frelimo e a outra viatura de marca Toyota com chapa de matricula MGB 07 54, invadiu a sede do MDM partindo vidros da casa e saqueando todos os bens que haviam no interior, com destaque para as panelas e louça usadas para preparar alimentos das pessoas que preparavam o arranque da campanha eleitoral. Para além dos danos materiais, do acto resultou no ferimento de três pessoas, sendo uma com gravidade. A polícia esteve no local mas ainda não há detenções.
Changara
Às 6 horas de hoje, 13 de Setembro, cerca de 20 jovens trajados com camisetes e esvoaçando bandeiras do partido Frelimo, incendiaram a sede do partido Renamo e 3 casas pertencentes à membros da Renamo que circundam a sede, no distrito de Changara na provincia de Tete. As casas ficaram totalmente danificadas. A policia diz não ter sido contactada para intervir.
é verginhoso kuando os jornalistas se vendem porcausa do taxo,boato por ter sido denuciado por jornalistas do O País,a expressao mais usado pelos jornalistas para nao comentar sobre um determinado assunto é; NÃO CONFIRMO, e nao xamar os otros de BOATEIROS,e é provavel depois das Eleiçoes mudarem o nome da RM para Radio da Frelimo, e os jornalistas tem que se garantir o taxo,e kuanto a bens Publicos usado pelo partidao ,nem falo pk eu proprio ja fui a uma reuniao da celula do Partido no MINISTERIO em plena hora de eXpediente.mas sem kerer nao tinha saida,so nao akridita kem nao ker
ResponderEliminare claro kem nao comparecia a pergunta foi, COLEGA XTA CONTRA? o k responderia meu caro colega leitor?
Cor Vermelha, bandeiras vermelha, cartao vermelho, cor pesada de transmite sangue e violencia.
ResponderEliminarJá esta em actuaçao
em Gaza no distrito de Chokwe
Professor:
ResponderEliminarO uso de viaturas, heclicopteros, aviões( o PR da FRELIMO foi para Quelimane a bordo de um jacto executivo e nada quer com os novinhos aviões a jacto da LAM) é uma estrategia que pode impressionar as massas populares? Será que este sentido de obediencia ao mais forte seja a razão desta maneira musculosa e ostensiva de uma campanha de ricos?
Um caso para a sociologia ou não?