Outros elos pessoais

18 agosto 2009

Regras para comentários e textos

Durante muito tempo qualquer pessoa poderia escrever neste diário o que, quando e quanto lhe aprouvesse. E gente houve (pouca, felizmente) que o fazia sem perímetro e sem problemas de consciência, enveredando, mesmo, sempre a coberto do anonimato, pelo insulto e pela ameaça. Em Janeiro cansei-me e introduzi definitivamente a moderação de comentários (a primeira experiência data de 2006), o que permitiu reduzir o caudal de provocadores. O tempo passou mais um pouco e, desta vez, inauguro - creio que pela primeira vez na blogosfera moçambicana - as regras permanentes pelas quais os leitores devem orientar-se nos comentários e nos textos que quiserem aqui publicar. Essas regras, dadas a conhecer mais abaixo, estarão em permanência situadas no lado direito (ao fundo) deste diário:

6 comentários:

  1. Concordo Professor, há quer valorizar este espaço, afinal além de ser um espaço informativo é também um forum de ensino-aprendizagem e troca de ideias críticas( construtivas) para todos aqueles que gostam de aprender e partilhar.

    ResponderEliminar
  2. Como em qualquer casa há sempre regras. Aceito, e dou mão à palmatória em caso de me infregir a uma das regras aqui expostas.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. E como ficamos com os que consideram isso de censura?

    ResponderEliminar
  4. Pois é, Professor, queria felicitá-lo pela regra 5, em que o Sr. compromete-se a filtrar comentários homófobos, tal como o fará para os racistas e outros intolerantes.

    ResponderEliminar
  5. Muito justo, prof. Como foi dito por outro comentarista, este é um espaço de compartilhamento e aprendizagem, e deve haver regras mínimas. É um espaço pessoal e, portanto, a moderação do blogue não me parece censura.

    Um abraço cá do Brasil,
    Paulo; um colega de ofício.

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.