Outros elos pessoais

17 agosto 2009

Candidatos presidenciais: curioso posicionamento


Realizou-se esta manhã, pelas 11 horas, no Conselho Constitucional, o sorteio do posicionamento dos três candidatos às eleições presidenciais de Outubro. Eis os resultados:
1. Deviz Simango, pelo MDM (foto à esquerda)
2. Armando Guebuza, pela Frelimo (foto ao meio)
3. Afonso Dhlakama, pela Renamo (foto à direita)
(Fonte: Rádio Moçambique, noticiário das 12:30)

14 comentários:

  1. prof.
    VAmos no dia 28 votar assim mesmo como esta o sorteio.
    ps. é vontade de DEUS.

    ResponderEliminar
  2. COCORICOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!!

    VAMOS TODOS VOTAR!

    MOCAMBIQUE PARA TODOS!


    COCORICOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!!

    VAMOS TODOS VOTAR!

    MOCAMBIQUE PARA TODOS!


    COCORICOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!

    VAMOS TODOS VOTAR!

    MOCAMBIQUE PARA TODOS!


    MZ

    ResponderEliminar
  3. Eis a lista das candidaturas contendo o número de proponentes excluídos do processamento, validados e invalidados:

    1. Armando Guebuza (Frelimo):
    Entregues: 20.665 assinaturas de proponentes.
    Excluídas do processamento informático: 665 (por excesso)
    Processadas: 20 mil
    Válidas: 14.898
    Invalidas: 5.102

    2. Daviz Simango (Movimento Democrático de Mooçambique –MDM)
    Entregues: 16.730 assinaturas de proponentes
    Excluídas do processamento informático: 0
    Processadas: na totalidade.
    Válidas: 12.383
    Inválidas: 4.347

    3. Afonso Dhlakama (Renamo)
    Entregues: 19.890 assinaturas de proponentes, contra as 20 mil declaradas.
    Excluídas do processamento informático: 0
    Processadas: 19.890
    Válidas: 10.246
    Inválidas: 9.644

    http://www.opais.co.mz/opais/index.php?option=com_content&view=article&id=2337:proponentes-de-candidatura-excluidos-no-processamento-de-fichas&catid=63:politica&Itemid=273

    ResponderEliminar
  4. O mais importante é informar a população para votar no candidato sem óculos, jovem, sem cabelo branco e civil, ou seja, no Deviz Simango, porque é o primeiro da lista e o primeiro a fazer a diferença. Um candidato, diga-se de passagem, que nasce dos escombros para trazer aos moçambicanos à luz, e livrar o país das garras dos corruptos.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. Acredetem Srs. que Deus está falando em voz alta. Assim será a órdem dos resultados.

    Esperemos pra ver.

    Vamos VOTAL em MASSA.

    Há sinais evidentes de mudança para o BEM no Nosso Páis. Inicío de uma nova página da história. O corações fracos devem se preperar.

    NMatos

    ResponderEliminar
  6. Experiência e provas dadas contam mais do que o ruído, por isso vamos ver que no fim o do meio será o primeiro. Do meio do meio se chega a primeiro. Tenho dito.
    SM

    ResponderEliminar
  7. Entendo e respeito a simpatia que cada um tem com o seu partido, mas acho que desta maneira não se vai longe, se somos por eleições livres, justas e transparentes acho que também deveriamos evitar fazer campanha antes da data oficialmente prevista. We need Equal Rights and Justice (Peter Tosh 1944-1987)

    ResponderEliminar
  8. Guebas vai cantar o Galo em outubro depois n digam k n avisei, deixem de ilusoes compatriotas, este pais ainda se chama MOCAMBIQUE = FRELIMO.


    um abraco

    ResponderEliminar
  9. O mais interessante neste sorteio é que mesmo o analfabeto ou pessoa com alguma dificuldade de vista é capaz de acertar o seu candidato.
    Cada um de nós pode¨promover a educacão cívica com muita facilidade e mesmo em linguas nacionais, dizendo a posicão de cada um dos três.

    Eu acho que cada um é livre de fazer a campanha eleitoral ou seja a pré-campanha, aliás ela já comecou. Porém, só será capaz de mostrar a cara onde quer que seja, na net, na rua, em debates por orgulho do que diz, aquele que tem um argumento democraticamente sustentável. Portanto quando alguém diz independentemente do voto o fulano é que vai ganhar, esse cidadão tinha que ter vergonha por isso. Esse indivíduo sem saber, pode estar a estragar a festa e que eu nem quero dizer como. Tenho dito.

    ResponderEliminar
  10. Vamos votar no Eng Davis Simango!
    Candidato que representa a modernidade. Os outros dois,Dlakhama e Quebuza já os conhecemos, já sabemos até onde podem ir e até onde nao podem mais ir.

    Nao concordo com a opiniao do Alvaro!
    O facto de mostramos aqui ou em outro qualquer lugar as nossas simpatias, nao tem nada a haver com eleiçoes livres e justas.

    Com as TIC,apreceram novas possibilidades de fazer política.
    Obama assim o fez, qual é mal? tem medo de que?
    Somos livres meus senhores! usemos meios para atingirmos o que pretendemos! e sem ferir ninguém.

    As eleiçoes nunca foram livres e nem justas em Moçambique.
    As fraudes começam no recenseamento, na nao facultaçao de documentos basicos aos candidatos,intimidaçoes e joguetes nas mesas,os joguetos do STAE, falta de transparencia no processo, Zonas influentes da oposiçao que nao sao recenseadas propositadamente pela frelimo, e muito mais senhor Alvaro.

    Esta!!!!é a forma moderna de fazer política!
    Avancemos e nao tenhamos medo!
    Apoiemos o candidato mais Jovem com ideias novas e com liçao tomada do passado.
    Nao desejamos que se comentam os mesmos erros do passado.
    queremos um País para todos e nao para alguns como tem sido na prática há mais de 30 anos
    COCORICOOOOOOOOOOOO!
    Queremos ouvir o Galo a cantar no dia
    28 Outubro

    ResponderEliminar
  11. Nao so curioso posicionamento!
    Deus fez a justiça.
    Davis mereceu estar em primeiro lugar!
    Será muito mais fácil para o eleitor votar, se caso desejar eleger o Eng Davis Simango!
    Parabens MDM.
    Continuem bem.
    Deus esteja connvosco e com povo Moçambicano.
    Desejamos apenas mudanças no País, novas atitudes,justiça social, tratamento igual, desejos simples que fazem um povo feliz.
    Estamos cansados de arrogancia prepotencia, desinteresse, deixa andar, deixar fazer.
    Amen

    ResponderEliminar
  12. Vamos ouvir o Galo a cantar no dia 28 Outubro.

    Deus foi justo no sorteiro!
    Obrigado!

    ResponderEliminar
  13. Este fervor político em Moçambique é interessante. Estive a fazer consultas junto de antigos amigos meus residentes em Moçambique(muitos deles sem acesso à blogosfera) para saber o que pensavam sobre as eleições em Moçambique.
    Os mais velhos mostram a evidência clara na vitória de Armando Guebuza, os mais jovens dizem que Daviz Simango vem trazer uma nova oposição para o País, com uma visão crítica e melhor sustentada, mas que no entanto ainda não reúne condições para Dirigir o País, por se tratar de uma força política ainda embrionária. preferem aguardar para ver o crescimento e consolidação do MDM. Em relação á Renamo, ainda pairam dúvidas nos meus amigos, provavelmente porque estejam decepcionados com os acontecimentos dos últimos anos no Partido de Afonso Dhlakama.
    O problema da Frelimo e de Armando Guebuza continua a ser a corrupção e algumas promessas eleitorais que ficaram por cumprir.
    Não tenho dúvidas que a Frelimo e Guebuza sairão vencedores em outubro, mas também não tenho dúvidas que o MDM vai ocupar alguns assentos na Assembleia da República sendo bem provável que a Renamo reduza os seus assentos à favor do Partido do jovem Engenheiro.

    Quem viver verá

    Jorge Luis

    ResponderEliminar
  14. Pra o ultimo comentario bem analisado e viva a FRELIMO.


    a Vitoria prepara-se compatriotas, a Vitoria organiza se.

    um abraco

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.