Outros elos pessoais

12 julho 2009

Régulos e curandeiros nas eleições

Por hipótese, defendo que régulos e curandeiros estão e estarão este ano sob grande pressão política, com as mais variadas técnicas de engenharia de persuasão e aliciamento em campo. Artifícios de poder deverão ser-lhes prometidos e/ou distribuídos. Et por cause. Uns gerem o visível, os impostos, as bençãos para o fundo dos sete milhões, os castigos físicos - são os régulos; outros geram o invisível, os préstimos bons e maus dos antepassados ou dos vivos amigos e/ou inimigos, os castigos mágicos - são os curandeiros. À sombra frondosa e legitimizante das tradições e da cultura, movimentar-se-ão, rápidos e sinuosos, os príncipes de Maquiavel, buscando ganhos políticos. Que tal se os leitores sabedores fossem informando sobre isso?

1 comentário:

  1. Estas eleições prometem. Alguém disse-me um dia que quando a água passa por cima da ponte, então, está-se perante uma situação calamitosa. Tudo vale nestas eleições, até os princípios maquiavélicos. Deviz Simango, curiosamente calou-se, estará ele a usar as tácticas de Cavaco Silva, de fazer adormecer os adversários com um silêncio estratégico para depois aparecer em peso? A ver vamos.

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.