Outros elos pessoais

16 julho 2009

Ouro e diamantes que destróem o Zimbabwe


A busca desenfreada de ouro e diamantes está a deixar o Zimbabwe destruído, de acordo com um trabalho de Andrew Mambondiyani (imagem à esquerda), a conferir aqui. Obrigado ao Ricardo, meu correspondente em Paris, pelo envio da referência.

2 comentários:

  1. Prof.
    LEADER da RENAMO ANUNCIA CONGRESSO PARA PROXIMA SEMANA EM NAMPULA.
    IN RM JORNAL DA TARDE

    ResponderEliminar
  2. Concordo com o jornalista Carlos Cruz citando Jorge Amado, (traduzo eu de memória): as redacções só publicam as más notícias, tragédias, etc em detrimento da normalidade, alegria, paz, prosperidade, esquecendo-se de que no Zimbabué também há coisas boas que o resto do Mundo não tem.

    Quero aqui compartilhar com os meus caros um comentário que recebi há dias de uma amiga especialista em relações internacionais, que cito na íntegra: "os Ocidentais são uns hipócritas e querem inpingir para nós o que eles não querem sequer com o dedo mindinho carregar..

    Diga o que se disser Mugabe agiu bem e foi em nome do povo, primeiro o povo do Zimbabwe e depois o povo de África. Se existissem em Africa pelo menos 10 ou 20 Mugabes, nÓs não estariamos no marasmo em que nos encontramos, podes ter certeza disso. Uma das grandes causas do fracsso de África, é o medo de enfrentar mudanças, muitos governos não imaginam como viver sem as doações da Europa e só por isso tremem ao pensar em enfrentar o Ocidente e sua corja arredores do mundo."

    Um abraço

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.