Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Outros elos pessoais
28 julho 2009
17 comentários:
Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.
A politica tem dessas coisas. Muita retorica e pouca logica para ganhar adeptos e enfraquecer os adversarios politicos. So pode entender quem entende a politica.
ResponderEliminarnão sei qual a preocupação deste senhor a ponto de dizer que um outro partido vai desaparecer. porquê desaparecer? estamos em democracia e nem é bom para a democracia que todos os partidos desapareçam. deicem que haje liberdade e diferença de opinião!!!
ResponderEliminarAinda não percebemos que apenas há ódio e inveja neste tipo de pessoas? Bem que gostariam de ser imperadores. Vamos aprendendo graças a Deus. Mais não disse.
ResponderEliminarJFC
Este novo vidente tem placa junto à porta de casa? Daquelas tipo "curo tudo"...
ResponderEliminarAlguém me dá o contacto dele?
Tou a pidir....
Quem vai desaparecer é ele no dia em que a Frelimo decidir nomear outro secretário pra propaganda... Deve haver muitos outros como ele no partido...
ResponderEliminarSe o partido irá desaparecer, porque gasta este senhor tanto tempo e espaço no jornal para explicá-lo? Aquilo que não nos incomoda, não nos faz perder tempo.
ResponderEliminarEste Edson Macuácua faz-me lembrar aquele patético ministro de informação do Iraque (vocês se recordam???), que perante o assalto final de Bagdad pelas forças de coligação liderada pelos EUA ele, no seu jeito de bem falante, dizia o contrário, que o exército do seu país tinha escurraçados o adversário! Politiquices ou não, o que é certo, porém, é que aquele homem derrotou a muita gente distraido, com execepção das tropas de coligação que bem sabiam o que estavam a fazer e os ganhos que estavam a ter no terreno. É assim que faz o Engº Simango, está a fazer o seu papel, cujo compromisso com o seu povo é de mehor servir. Quanto ao Sr. Macuácua, ora bem, não está longe o futuro de Edson Macuácua e dos seus patrões, bem dizia o meu saudoso amigo e mestre Dr. David Aloni, que não há governos eternos, não há sistema nenhum (ditatorial) que não caia de pobre. Caiu no Malawi, em Portugal, cairá em Angola, em Moçambique e até mesmo no grande Zimbábuè do meu ídolo Mugabe. Que se cuide!
ResponderEliminarUm abraço
O que Edson Macuácua nunca entendeu é que ele envergonha os seus camaradas, fazendo-os desaparecer dos debates. Quem entre os seus camaradas quer ser conotado a Macuácua? Só se for ele mesmo.
ResponderEliminarO MDM e a Renamo lutam pelos mesmos eleitores e os que antes elegeram na Frelimo são todos intactos e coladinhos ao Macuácua? Como ele descreve os que em Namicopo - Nampula entregaram os cartões vermelhos para se filiarem ao Galo? Como ele interpreta que na apresentacão da candidatura de Daviz Simango estiveram muitos simpatizantes do MDM?
De facto, é mesmo uma guerra psicológica que Macuácua está a fazer, mas sem ele saber que isso só pode servir para mobilizar apoios ao MDM. Era isto mesmo que diziamos aquando das eleicões autárquicas e quem quiser que volte para as postagens de Outubro e Novembro neste Diário.
Atendendo que o MDM precisa de apoio que os jornais provoquem sempre Edson Macuácua para falar do MDM!!! Forca!
Macuacua e MC Roger sao irmao gemeos?
ResponderEliminarmacuacuarias e macuacuisses.
ResponderEliminarCOCORICOOOO!!!!
ResponderEliminarVAMOS TODOS VOTAR!
MOCAMBIQUE PARA TODOS!
COCORICOOOO!!!
VAMOS TODOS VOTAR!
MOCAMBIQUE PARA TODOS!
COCORICOOOO!!!
VAMOS TODOS VOTAR!
MOCAMBIQUE PARA TODOS!
MZ
Macuacua e MC Roger sao Gemeos Uniovulares ou verdadeiros. Nao sao bons sao batalhadores!!!!!
ResponderEliminarE preocupante quando por vezes apela a democracia e logo clama o desaparecimento de uma forca politica. Sempre contraditorio!!!
Abracos
O novo Tarek Azize...
ResponderEliminarO inconfundivel profeta da futurologia.
Filho da democracia
Assusta-me estes pronunciamentos...
Nao confundir silencio com (des)aparecimento!
Realidades diferentes
Sem dar por isso, Macuacua acaba prestando um belo (e gratuito) servico ao MDM. E que sem ter feito muito esforco, o MDM aparece em destaque na primeira pagina e (a custa de Macuacua) acaba tendo muito destque nesta edicao do Magazine.
ResponderEliminarSe eu fosse dirigente do MDM escrevia uma carta de agradecimento ao Macuacua.
Inacio Chire
Pobreza criativa! Um triste plagiado do passado! Obrigado pela animação gratuita do eleitorado de Daviz Simango. Quem vai ganhar é o candidato do MDM e a ideia central de uma inovação radical na política moçambicana. Reformas, que podem provocar desenvolvimentos inesperados pela minoria privilegiada dos dirigentes . Parece-me que os ventos da mudança já preocupam os ricos no Comité Central. Chegou um pensamento novo, a era pós-FRELIMO
ResponderEliminarJa que o MDM vai desaparecer, eh melhor tudo fazermos para apoia-lo, numa perpectiva de defendermos o que eh nosso, Made in Mocambique, ja que os outros partidos se formaram e se consolidaram fora de mocambique.
ResponderEliminarCompre nacional que é bom.
ResponderEliminarManufacturamneto de Moçambique = MDM.
Mão dá mão = MDM.
Mais de Moçambique = MDM.
...
MDM.