Outros elos pessoais

02 julho 2009

Impacto da internet e da telefonia móvel

Segundo um relatório do Banco Mundial, o acesso à internet de alta velocidade e a telefonia móvel são fundamentais no crescimento económico e na criação de empregos nos países em desenvolvimento. Para cada 10% de incremento nas conexões de alta velocidade na internet há um incremento de 1.3% no crescimento económico. Confira aqui. Obrigado ao Ricardo pelo envio da referência.

1 comentário:

  1. Tempo é dinheiro!

    > Encontramos na nossa sociedade camadas da população em praticamente todos os estágios de desenvolvimentos, designadamente:
    1. Nomadismo;
    2. Agricultura familiar, rudimentar
    3. Agricultura empresarial
    4. Micro, pequena e médias industrias;
    5. Grandes e Mega-industrias
    6. Serviços
    7. INFORMATICA = Sociedade de informação.
    --
    > A sociedade da informação é tão poderosa que invadiu também os sectores de desenvolvimento mais primário, "rebocando-os" e provocando autenticas MUTAÇÕES (salto de etapas).

    > Por todo o país, onde há rede o cidadão mais modesto procura aceder ao Celular; onde não há rede, procura-se por tentativas encontrar um local onde, por sorte cehgue sinal.

    > Tudo começa com a atracção pela novidade, contacto com familiares e amigos. De uma maneira geral rapidamente se aprendem as operações básicas para o utilizador;

    > Depois, bem rápido, começa a troca de informação para este ou aquele negócio: é o contributo para o crescimento económico.

    > Tempo é dinheiro: a rapidez de acesso à informação e/ou comunicação é, de facto, um factor estratégico para o crescimento económico.
    __

    PS: Por todo o país vemos estudantes do secundário e superior agarrados ao CEL tentando não só conversar com familiares e amigos, mas também, consultar bobliografia na Net.

    No campo, onde o sinal chega, já encontrei camponeses trabalhando com o Cel ao pescoço: questão de "estatuto", também!

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.