Outros elos pessoais

18 julho 2009

Eles e nós: representações sociais num bairro de Maputo (9)

Mais um pouco da série, com parte de uma entrevista feita a um chefe de mercado.
“Pergunta: Tá bom, agora que nomes ou expressões eles usam quando se referem aos Moçambicanos?
Resposta: Eles normalmente chamam-nos Moçambicanos ou amigos, não diferenciam se manhambane, machangane ou xingondo, costumam dizer amigo, amigo…
Pergunta: E nós, Moçambicanos? Que nomes ou expressões usamos?
Resposta: Nós lhes chamamos Burundeses, Nigerianos, nunca conhecemos os nomes deles, eles falam na língua deles, não percebemos nada do que dizem, o segredo deles é esse, não dizem os nomes, têm medo, você vai ali ter com eles nunca te dizem o nome, apenas conhecemos aquele que regiosta a barraca, o resto não sabemos, são Burundeses, chamamos assim."

1 comentário:

  1. Acho que ninguem e obrigado a dizer o nome..., mas quando e assim agente vai desconfiar, ate porque eles veem fazer negocios aqui no nosso pais dai que ha que desconfiar essa gente, epa o mundo nao e justo, ate porque duvido se essa gente pra entrar em mocambique sao exigidos um atestado medico, epa, doencas, assim eu nao sei como vai ser mocambicanos sabe nos nao somos nada autoritarios pelo menos no nosso pais, alias nao autoritarios mas sim exigentes.

    Obrigado pelo espaco

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.