Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Outros elos pessoais
29 julho 2009
Acidentes de viação e ganhometria (3)
3 comentários:
Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.
Como ja comentei noutro post, um acidente resulta sempre de uma combinacao de varios factores (em proporcao distinta e variavel, para cada caso) que devem ser devidamente investigados, registados e corrigidos.
ResponderEliminarE verdade que em mais de 90% dos casos o factor que mais tem contribuido e o factor humano (nas suas mais distintas variantes).
Mas chegados a este ponto e preciso discutir devidamente o que chamamos factor humano - quando falamos de acidentes de viacao que estao ceifando vidas nas nossas estradas.
Quais sao os factores humanos determinates no caso de Mocambimque? E essa pergunta que tem de ser respondida, antes de tudo.
Acredito que depois de responder essa pergunta podemos discutir possiveis solucoes/medidas correctivas.
Agora, correr no sentido de apresentar solucoes paliativas como agravar as penalizacoes (por si so), nao sei se resolve o problema. A menos que alguem esteja sugerindo que este o factor que mais tem contribuido para o comportamento dos actuais actores.
O acidente que ocorreu ontem (menos de 24horas apos o concorrido workshop) mostra bem que o assunto exige uma accao muito mais cuidada do que o simples acto de colocar numa sala varias cabecas a ouvir discursos "bem elaborados".
A seriedade do assunto exige outras abordagens...esta muito para alem da pura abordagem politica.
ja escrevi muito...
Inacio Chire
Prof.
ResponderEliminarSecundando o Chire(que saudades dos debates na antiga TVM), quero acrescentar alguns pontos:
1. Polícia de transito profissional;
2.Patrões de chapa e camiões a contratarem motoristas com qualidade e acima de tudo mais de 40 anos a conduzir os camiões (reparem que sempre que há um acidente o motorista que bateu foge),chapas e quejandos.
3.INAV fazer inspecções nos autocarros e retirar da circulação os que não estão em condições.
4.Escolas de condução serem vistoriadas há muitas escolas falsas.
sem mais.
Rico mundo de sugestões e possibilidades aqui deixam, vamos a ver a continuidade da série. Obrigado.
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