Outros elos pessoais

23 junho 2009

Embaixador da Nigéria intervém a propósito do rumor do papão "nigeriano"

O rumor do bicho-papão-nigeriano é forte, coriácio. De tal maneira que o embaixador da Nigéria deu ontem uma conferência de imprensa dizendo que nada prova que o "homem estranho" seja nigeriano e que, além do mais, tudo indica que se trata de um boato. Confira aqui.
Adenda: bem, creio valer a pena recordar a minha série sobre tão desalmado personagem rumorento com o título O papão "nigeriano" que deixa vermes nas mulheres de Maputo.

4 comentários:

  1. realmente tem muita coisa que se analisar quanto a esse assunto....

    na minha maneira de ver tudo passa de um boato que esta a ser encarado como realidade.

    mas enfim.....
    enquanto nao se pegar o tal nigeriano que anda com caros bonitos, alicia as nosas irmas, filhas, maes, amigas, namoradas....perguntas ficaram no ar!!!!


    "Drra que ele existe mesmo ou e um mero boato???"

    ResponderEliminar
  2. Há um dado que o Professor parece ter ignorado em todo este processo.

    Creio que num comentário ao nº 1 desta série foi feita referência a um artigo inserido na coluna ASSOMBRAÇÕES do semanário Domingo.

    No artigo, o autor, pessoa idónea, contava como foi abordado por propageadores do boato e indicava o livro dum conhecido cirurgião que trabalhou no Hospital Central no período colonial, Dr. Paes ?? donde as fotografias tinham sido retiradas.

    Já nessa altura, provavelmente, porque o 1º caso conhecido daquele tipo de doença teria sido observado na Nigéria (ou em algum cidadão Nigeriano) o Dr. Paes lhe chamava, na obra escrita e com as fotografias que circulam hoje por Maputo, "... ?? do Nigeriano" (não tenho de memória o nome que lhe atribuiu).

    A fonte é absolutamente credível, pode ser contactada.

    Na sua columa dominical vem indicado o seguinte e-mail: kandiyane@yahoo.com.br

    Julgo que, seria interessante ouvir o que de REAL existe quanto à doença "... ?? do Nigeriano", ouvindo Kandiyane e alguém da classe médica (sobre as referências do Dr.Paes).

    Seria interessante verificar se a observação, o folhear de uma obra médica, as suas fotografias de anomalias pode ter sido uma fonte de INSPIRAÇÃO ou encaixado na ideia de lançamento do boato.
    __

    ResponderEliminar
  3. Sim, não pretei atenção. >Tenho um manual do cirurgião Afonso Paes, deverei fazer uma postagem.

    ResponderEliminar
  4. Quanto a mim valeu a atitude do Embaixador Nigeriano, que em devido tempo chamou a imprensa para esclarecer e desmentir o facto do suposto "homem estranho" esteja a espalhar a doença (?)... Aguardo mais leituras neste sitio sobre o assunto.

    Um abraço

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.