Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Outros elos pessoais
26 junho 2009
Diamantes de sangue no Zimbabwe
8 comentários:
Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.
Sempre que leio notícias destas, fico de pé atrás bem fincado.
ResponderEliminarDuvidoso.
Estas organizações, de cariz ocidental, não desarmam.
Alguém de boa fé, bom senso, vai acreditar que um heróico "exército" de "libertação" vá explorar, oprimir, escravizar o seu próprio Povo, mormente crianças.
Não, não é possível em terras do "homem novo".
Nunca num país em que Mr. Mugabe, um dos maiores "heróis" de África, governe - ele nunca permitiria tamanha iniquidade.
Nunca um defensor dos direitos humanos, um democrata da sua envergadura.
Mugabe e o Zimbabué fazem a diferença.
outra coisa é serem forçadas e outra as crianças fazem os trabalho como forma de sustento diario ou para ajudar os mais velhos
ResponderEliminaro mesmo assistimos no nosso pais e nas nossas cidades crianças de menor idade fazendo serviços que nao lhes competem
The Human Rights Watch's report indicates that Mozambique is one of smuggling routes for the Marange's blood diamonds.
ResponderEliminarHas this been confirmed by the Mozambique authorities ? If yes what preventive measures have been undertaken to slow down this clandestine activity?
Congratulo-me, na sua plenitude, com a opinião de umBhalane a respeito deste caso, e fico feliz por saber que ele têm em Mugabe um herói. Eu já aqui tinha dito, nunca em minha vida conheci um verdadeiro herói como o presidente Mugabe, como nunca li tanto o ódio que a imprensa portuguesa tem contra o seu primeiro-ministro José Sócrates, que no dizer do malogrado Dr. David Aloni, no seu livro "Centelhas" tanta artilharia de borracha contra alguém que tudo tem feito para mitigar os problemas dos portugueses. Muitas vezes os políticos são sovados em vão, que ofício!!!
ResponderEliminarUm abraço
O Sr. Mugabe só tem um pequeno problema: É gostar muito do poder! E acho que o problema dos ditos "ocidentais" é terem outra cultura de estar, de estado. Quanto aos diamantes: acho que isso é o que acontece um pouco por toda a nossa querida África. As crianças têm que trabalhar em condições degradáveis por causa de politicas dos nossos políticos e também, não podemos ignorar os nossos outros problemas históricos.
ResponderEliminarCreio que estamos um pouco mais atrasados no tempo que os "ocidentais". Se olharmos para 120 anos atrás isso também acontecia na Europa. Mas nessa altura, os meios de comunicação eram aqueles que conhecemos (alguns nem os conheceram). A situação era outra. Nós temos agora que cortar etapas e com reis Mugabes isso se torna mais difícil.
O único problema que vejo em Mugabe é a convicção que ele em pelo seu povo. Mais vale um rei Mugabe que um santo Bush que, durante o seu mandato, causou luto e dor aos povos onde a sua força fez chegar. Convenhamo-nos, amigo anónimo, Mugabe está a ser vítima do acaso.
ResponderEliminarUm abraço
E o único problema do sr. Viriato é parecer que foi pago pelo Mugabe para falar bem dele, e distrair a opinião pública da sua decadente governação.
ResponderEliminarRisos. Risos. Mal conheço Mugabe de perto. Nem de perto nem de longe. Apenas faço justiça dos factos, falo do que sei, posso estar errado, aceito. Mas recuso a aceitar uma verdade imposta a cotoveladas, ou atrelar-me a pessoas a troco de apetites estomacal. Não, meu caro anónimo, tenho para mais independência mental, não me vendo e nem estou a venda. Mugabe é um herói do seu povo. Eu tenho a felicidade de dar a cara, mostro o rosto e não me escondo no véu preto para depois dizer as coisas em soluços. NÃO, não sou nenhum vassalo do Mugabe!
ResponderEliminarUm abraço