Outros elos pessoais

11 junho 2009

De novo Viana, o cruzado presidencial

Volto a José Ricardo Viana, que - como disse há dias - tem um partido guiado por Deus.
Em conferência de imprensa hoje, Viana, presidente da União dos Democratas de Mocambique, afirmou que era candidato à presidência da República do país. Em sua dialéctica, mais disse que era membro da Frelimo, que pagava regulamente as quotas ao partido, mas que como os antigos combatentes tinham perdido os ideais da luta, era necessário ajudar os injustiçados. Defendeu que o país está entregue aos estrangeiros ("primos, manos, vizinhos", sic). Acresce que o secretário-geral do partido é Agostinho Murial, antigo militante da Renamo e um dos negociadores dos acordos de paz de Roma (Rádio Moçambique, noticiário das 12:30).
Adenda às 20:44: o candidato Viana afirmou que a UDM é uma "Frelimo renovada" (sic.).

7 comentários:

  1. Estamos tramados. As eleições prometem ser muito aborrecidas. Se este Viana pelo menos fosse engraçado, com era Ripua, ainda serviria para nos fazer rir. Mas assim? Não. Só faltava este anjo da guarda da Frelimo. Será que não ter alguém que torne esta pantomina mais divertida? Onde anda o Sr. Ripua? Não poderá animar e fazer-nos rir um pouco?

    ResponderEliminar
  2. Pessoalmente tenho saudades de Ripua e da cana de pesca que usava para, como ele dizia, na televisão, pescar os malandros...Viana,creio que tem a alma franciscana. Bem, ao menos rima.

    ResponderEliminar
  3. nas eleicoes passadas alguns candidatos usando oculos beneficiaram-se de votos do pai da democracia , na Beira algumas semelhanças deram uma ajudinha ao Pastor dos 6 assentos na assembleia da Beira .
    Desta vez nao teremos uma MDM confundido a UDM ( Partido do Magalhaes) e uma galinha confundida a perdiz .Tudo vale para o voto Rural

    ResponderEliminar
  4. UDM não é parecido com MDM? Acho que é mais uma para confundir eleitores. Vamos ver em luugar aparecem na lista de votação...

    ResponderEliminar
  5. Não só de Ripua que tenho saudades, como de Neves Serrano, o político que não se lembra da universidade onde obteve o grau de doutoramento! Ah, o homem que poem dois sapatos e pares de meias diferentes.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  6. Pelas reacções a esta notícia fica-se com a impressão que os bloguista procuram no sarcasmo e no humor o analgésico para aliviar o peso deste ambiente político que promete ser demasidado mórbido. Sem dúvida que Ripua e Serrano fazem falta para animar farrar. Todavia, uma nota a séria necessita de ser adicionada. A hipótese de que o Viana surja com a missão de confundir o eleitorado não deve ser descartada. Como sugere um anónimo anterior é preciso estar atento à forma como a CNE poderá vir a colocar na lista este chamado partido com quotas em dia no partido Frelimo. Mas pensando nisso, a sociedade civil deve começar já a alertar os observadores para essa possibilidade, e não ficarmos a lamentar depois do facto consumado. Consta que o MDM protestou por causa da semelhança do nome, mas não lhe deram ouvidos alegadamente porque o MDM aínda não esta registado. Registado (o nome pelo menos) estava. O que não estava era completamente legalizado. Por aí ja se percebe com a lei é usada conforme as conveniências. Mas depois desta nota demasiado séria, voltemos ao lado saudável do líder do UDM.
    Viana tem uma virtude que precisa de ser saudada, para que continue a cultivá-la. Ele é duma honesto bestial. Aliás, demasiado honesto e frontal para que possa ser considerado falso. Não tardará que apareça como o agregador da sociedade civil. A Frelimo precisa disso. Já antes o fazia, nos circulos das OSC. A imagem que o Professor Serra escolheu para ele é fabulosa. Ficava melhor se em vez de espada tivesse uma catana/zagaia e estivesse sentado num Tchova. No entanto, esta imagem serve para imaginar qual poderá ser a dimensão da cavalgadura a que iremos assistir.
    Vamos precisa de muito sentido de humor e saco para o que poderá aparecer. Que saudades do Ripua e ... já agora do Universitário (Serrano) também!

    ResponderEliminar
  7. "Ficava melhor se em vez de espada tivesse uma catana/zagaia e estivesse sentado num Tchova."

    Isso mesmo!

    Tipo Tchaca, Zulu.

    Ou Zuma, Presidente.

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.