Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Outros elos pessoais
10 junho 2009
A arma de Nacala
12 comentários:
Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.
Assunto de gravidade máxima. Acompanhei ontem no telejornal. Dizem que Moçambique é um país seguro, pacífico. Assassinatos políticos pareciam não haver entre nos, há bastante tempo. A ser verdade de que a arma foi depois encontrada na residência do “outro”, espero que haja não só punição dos implicados, mas também investigação sobre as raízes do caso. Antes que a febre se alastre.
ResponderEliminar1-quantos policias gurneciam o Deviz ?
ResponderEliminar2-quantos Policias pasaram a patrulhar a rua da casa do Obama mesma antes de ser escolhido pelo partido como candicato?
de que esta a espera a renamo para dispir o seu discurso belicista ,motivador de retorno ao Use das armas ?
O que se pode esperar de uma Renamo que antes de estar no Poder ja faz o uso excessivo e abusado do poder da força das armas ?
Grande decepção para renamo, eu acho que a Remano tem ainda algum espaço a ocupar na politica Moçambicana ,e fico muito mais triste por ter alguns amigos na remano, que sao pessoas educadas debaixo de um tecto, instruids na sombra de uma escola.
desculpa a expressão ,mais muita baixaria..
a renamo nao tem culpa.
ResponderEliminarela esta sendo "culpada" de proposito.
existem ja tradicoes, de se elimiar fisicamente os "cerebros pensantes alternativos"
2 presidentes e 1 vice presidente da FRELIMO.
e foi-nos ensinado na escola que foram bandidos armados.
o filme 'e mesmo, os actores mesmos, direccao, producao e cineastas tambem mesmos, apenas mudou a vitima.
e falharam, vao tentar repetir.
caro anonimo se a Renmo nao tem culpa ,entao é necessario que assuma algumas responsabilidades ,eu acho que problemas dentro da nossa casa devem ter uma responsabilidade a sair de dentro .me parece que ja esta virando moda os homens da guarda de dlakama manifestarem-se para depois no fim aparecer o sr Dlakama a lhes acalmar ,como se fosse Deus dos homens
ResponderEliminarSENHORES ONTEM O PROPRIO DEVIS CONFIRMOU A STV NA HORA DO TELEJORNAL QUE A ARMA USADA PARA O CALAR FOI ENCONTRADA NA CASA DO LIDER DA RENAMO....O QUE ISTO SIGNIFICA???? SEJEMOS SERIOS....
ResponderEliminarconcordo o Kimmanel....a que assumir as responsabilidades... o povo nao é burro...
ResponderEliminarTriste, muito triste deve se levar a justiça os implicados nestes atentados, e o estado tem o dever de zelar pela integridade fisica do do Senhor Daviz Simango como cidadão correndo risco de vida, em Moçambique ainda assistiremos a muitas revoluções, é so uma questão de paciência.A Renamo é um projecto falhado, impotente, pobre, baixo, analfabeto e ambicioso e ganancioso.
ResponderEliminarMaxango
Em tempo de campanha tudo pode acontecer. Condeno qualquer acto de violência, seja ela física ou verbal. Os escassos dados vindo de Nacala-Porto, ainda não são suficientes para fazer um comentário definitivo e acusador contra a figura de Afonso Dhlakama. Espero dos órgãos de justiça no país um relatório sobre o sucedido. Por isso, perdoe-me os que acharem evasivo este meu comentário, temos que ter muita calma e evitar animosidades. Aprendi desde cedo que a propaganda política é uma arma decisiva para destruir ou conquistar um determinado objectivo traçado. Fácil é acusar mas difícil é provar até que ponto o líder da Renamo está envolvido ao atentado ao Deviz Simango?
ResponderEliminarUm abraço
Tenho sido uma das pessoas k critica a nossa policia, mas agora me vejo na obrigacao de parabenizá-los. Algo pior nao aconteceu devido tambem a intervencao da nossa policia. Por este especifico caso, esta de parabens a equipa de policias que acompanhou o Daviz Simango.
ResponderEliminarO que diz o governo? Alguém já ouviu o pronunciamento do Chefe do Estado, do Ministro do Interior, da PGR?
ResponderEliminarO Estado tem que assumir a sua responsabilidade de proteger os cidadãos e não menos a figuras políticas em perigo. Neste momento, sabemos que na história da democracia mocambicana, a figura política que precisa de mais proteccão é Daviz Simango como foi com Barack Obama nos EUA. Lá nos EUA quem estava no poder era um republicado mas o seu governo não teve problemas em proteger um candidato democrata.
O que dizem os representantes das Organizacões da Sociedade Civil?
Caro Viriato Dias,
ResponderEliminarPreciso de tempo para contra-argumentar o seu argumento. Mas você já o expressou e eu apenas partirei com esta pergunta: Será fácil provar que Afonso Dhlakama não está envolvido no atentado contra Daviz Simango?
"É obrigatório pôr cobro imediato a situações destas.
ResponderEliminarO banditismo, a anarquia, têm que ser combatidas dentro dos parâmetros legais, mas o Estado tem que ser forte, e não pactuante, ou indulgente, com actos deste calibre, e análogos.
Sob pena de instauração de um clima de descontrolo da sociedade civil, e guinezação de Moçambique."