Observação: nunca na história política do país um partido da oposição despertou tantos trabalhos jornalísticos, tantas intervenções na televisão e na rádio, tanto comentário na blogosfera e, agora, ao que parece, tanta inquietação policial. Isto sem deixar de lado as posições de ciúme, deprezo e quase ódio expressos por porta-vozes da Frelimo e da Renamo. Pergunta: por que razão ou por que razões um recém-nascido partido - que uns dizem incapaz de saltar fora do perímetro do Chiveve - desperta tanta paixão nacional?
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Outros elos pessoais
06 maio 2009
Polícia e MDM
Observação: nunca na história política do país um partido da oposição despertou tantos trabalhos jornalísticos, tantas intervenções na televisão e na rádio, tanto comentário na blogosfera e, agora, ao que parece, tanta inquietação policial. Isto sem deixar de lado as posições de ciúme, deprezo e quase ódio expressos por porta-vozes da Frelimo e da Renamo. Pergunta: por que razão ou por que razões um recém-nascido partido - que uns dizem incapaz de saltar fora do perímetro do Chiveve - desperta tanta paixão nacional?
13 comentários:
Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.
Professor,
ResponderEliminarprovavelmente porque representam uma alternativa JOVEM ao poder corrupto instituido.
podera tambem ser pelo facto de representar uma resistencia democratica aos metodos coercivos e de desigualdade promovidos pelo partido no poder.
assim, tambem porque 'e representado por alguem JOVEM que venceu os 2 partidos belicos do pais.
por represntar um sonho de melhoria de vida dos JOVENS, atravez de accoes nao armdas(AKM).
por arrogancia e ignorancia demonstrada pela FRELIMO e RENAMO nesses 34 anos de independencia e 16 anos de paz respectivamente.
pela pouca vergonha transmitida sempre pelas TV's, aquando de sessoes do parlamento.
pelo enriquecimento ilicito e roubo discarado dos membros do partido no poder-FRELIMO.
porque essencialmente opurtunidades nao sao oferecidas aos JOVENS.
porque a corrupcao cria obstaculos e consequente frustracoes na vontade de JOVENS se desenvolverem.
SAO JOVENS, IRREVENCIA 'E LHES CARACTERISTICA.
MDM representa JUVENTUDE ACTIVA MOCAMBICANA DISPOSTA A FAZER A MUDANCA. dum sistema que reprime o pensamento e impoe submissao ao absurdo.
SAO HEROIS DO AMANHA, DONOS DO SEU PROPRIO SONHO, ALGO QUE NINGUEM LHES PODE ROUBAR.
sao jovens e reprentam um amanha melhor, sem fome,sem pobreza e sem a miseria, oferecida pelo ontem e hoje da FRELIMO.
ResponderEliminarViva o Partido do "Galo",
ResponderEliminarEu esperava ansiosamente esse momento em que todas as forcas vidas da sociedade ficariam em alvoroco por causa do novo partido, O Galo. Ja chegou o verdadeiro momento. Deviz deve pressionar e intensificar agora.
Esse barulho e preocupacao sao importantes:
1. O MDM passa a ser conhecido porque os opositores ja fazem campanha a seu favor. Quanto mais porcuram impedir, mas e a divulgacao do nome do novo Partido. Deviz deve capitalizar isso, uma vez que ainda nao tem muitos carros como a Frelimo tem. Incomodar para a Frelimo fazer campanha para Deviz e optimo
2. Daviz passara a ser, bem ou mal conhecido por todos. Foi a diablozacao do Zuma que o tornou mais famoso; embora a fama de Dlhakama e a riqueza de Guebuza sao nojentas.
Forca MDM e o Galo. Estamos la convosco, na campanha, no voto, na policia e ate no aparelho do Estado. A Frelimo pode controlar o rancho para as nossas geleiras mas nao controla as nossas vontades e o que os nossos olhos vem.
Vamos derrotar a Frelimo e Guebuza. Guebuza deve ir cuidar de seus negocios.
Caro professor,
ResponderEliminarNao creio que possamos, pelo menos para ja, falar de paixao nacional. Creio que tem sido os alguns blguistas, partidos e os jornais que se interessam pelo tema MDM. Mas a grande Maioria nao deve sequer saber da existencia desse partido.
Cumprimentos
Na verdade, quem le blos e jornais fica com a impressao de que o MDM ja ganhou. Alguns bloguistas vivem fora, outros vivem nas cidades, nunca puseram os pes num distrito como Moamba, Tsangano, Muidumbe, Homoine, Memba, Namarroi...
ResponderEliminarO pais ee muito mais que os blogues.
na verdade quem le blogs e jornais aprende muito daqueles que gostariam ver o mdm no inferno, longe dos distritos.
ResponderEliminarmuita preocupacao com o MDM.
ResponderEliminardizem que 'e pequeno.
dizem que vao reduzir o MDM 'a sua propria insignificancia.
dizem que o MDM 'e so da Beira.
falam muito da MDM.
deve ser por ser muito pequeno mesmo!
deixem no crescer saudavel.
MDM vem pra melhorar Mocambique.
Jovens com ATITUDE construtiva.
Conscientes do DESAFIO.
Deveria ser Louvada, a MDM.
por representar alternativa 'a PORCA MISERIA a que forcosamente submeteu-se ao POVO.
Deveria de ser Louvada a MDM.
por ter nascido democratica.
Deveria ser Louvada a MDM.
por obrigar nos a pensar em construir um pais.
sao JOVENS, filhos de MOCAMBIQUE, que como partido politico, DEMOCRATICAMENTE apresentam-se como alternativa.
SIMBOLIZAM A NOVA GERACAO, do qual deveriamos sertir imenso ORGULHO, por simplesmente nao seguirem os exemplos vivos e malditos que temos.
SIMBOLIZAM O QUERER VIVER EM PAZ E HARMONIA, COM DIGNIDADE E RESPEITO,COM PROSPERIDADE E ABUNDANCIA.
LOUVEM ESSES JOVENS.
SEM ELES PROVAVELMENTE O NOSSO AMANHA SERA TAO MISERAVEL COMO ONTEM E HOJE.
MZ
Os apoiantes e simpatizantes do MDM estão a cometer vários erros.
ResponderEliminarVou reportar alguns:
1 - Só falam em jovens - estão a ostracizar, marginalizar, a restante população.
Quando penso que TODA a população anseia por mudança, por melhorar a vida, advinda da real libertação do indivíduo e sua capacidade criativa - poder concretizar, tentar, ter liberdade para realizar os seus sonhos - e às vezes bem simples - "apenas comida no prato", como muito bem dizia um conceituado bloguista da praça.
E ser jovem não é apenas questão de idade, de bilhete de identificação, lol!
2 – Falta de humildade – não sabem escutar, ler mesmo os comentários adversos.
É necessário extrair ilações do que diz a oposição, o adversário.
No seu triunfalismo também, por vezes, dizem coisas certas.
É necessário conhecer bem o adversário, estudá-lo, autopsiá-lo, analisá-lo muito bem…
E se formos humildes aprendemos,
se formos arrogantes, auto convencidos, surdos,…
perdemos.
“Na verdade, quem le blos e jornais fica com a impressao de que o MDM ja ganhou. Alguns bloguistas vivem fora, outros vivem nas cidades, nunca puseram os pes num distrito como Moamba, Tsangano, Muidumbe, Homoine, Memba, Namarroi...
O pais ee muito mais que os blogues.”
Pensem bem, reflitam, sejam humildes,
e passem à acção
TAMBÉM no terreno
dentro, junto,
do POVO.
Caro umBhalane,
ResponderEliminarEssa 'e sem duvida a contribuicao dos mais velhos ao MDM.
Contamos com os mais velhos, para nos corrigirem, nos orientarem, nos guiarem e nos abencoarem.
Vamos em direccao dum SONHO, e caminhamos TODOS.
independentemente da idade, JOVENS no espirito, na vontade de Mudanca.
as vezes na emocao nos excedemos, e cometemos erros.
Obrigado umBhalane, por esse carinho, conselho, chamada de atencao e vamos precisar sempre que se mantenha assim, acarinhando, chamando a nossa atencao, obrigando nos a melhorar a cada dia que passa.
Acima de tudo, sendo mais velhos, sendo os pais da familia MOCAMBIQUE.
MZ
Recordem-se quando num dos posts aqui, falei de quem andavam a controlar o MDM em todas as suas deslocacões. Eles sabem tudo do MDM. Em Xai-Xai a Polícia à paisana estava em peso, embora eu para acalmar alguns companheiros, os tenha dito que a presenca destes homens não devia preocupar a ninguém, pensando que estão a proteger os líderes do MDM. E se algo de mal acontecer, é na presenca da PRM. Aliás isto o mundo todo tem que saber.
ResponderEliminarFelizmente, muitos cidadãos estão saindo do medo. Na educacão cívica para as eleicões em que todos somos chamados é só dizer aos eleitores que mais coragem é o dia das eleicões. Polícia a um metro ou não, vote em quem você acredita.
parece que o seu pais esta sedento de novas personalidades e ideias
ResponderEliminare bom sinal
Jokas
Paula
Caro UmBhalane,
ResponderEliminarÉ boa a sua contribuicão, mas não acho mal e nenhum mal mesmo que os jovens falem da sua própria esperanca no MDM. O mesmo diria para os velhos, as mulheres, os camponeses, os operários, os professores, os académicos, etc. O "generalismo" tem sido um dos problemas na política mocambicana e isso fez e faz com que, por exemplo, os jovens nunca defendam os interesses da juventude. A única coisa para darmos atencão é falar mal dos ou contra os outros grupos, por exemplo contra os velhos, as mulheres, camponeses, etc.
O segundo ponto, é exactamente o significado do discurso. Quando alguém diz o MDM não é conhecido em Memba, em Namarroi, etc, etc, mas nos só blogs e pelos bloguistas. Sabe Umbhalane a significado desse discurso? Sabe quem são os discursantes? Você nunca leu as mesmíssimas palavras em posts anteriores e lá com assinaturas?
Meu caro amigo, esse discurso é porque tem seus objectivos e de contrário nunca seria. É uma luta psicológica e na política isso vale muito. E esse tipo de luta conhecemos. Esse tipo de luta conheci nos 80. Acho que quando realmente se diz algo de bom, não com intensão de reduzir à insignificância o MDM, aí se debate, independemente se se é ou nao simpatizante do MDM. Pelo menos eu faço isso com pessoas com nomes e simpatias claras com a Frelimo.
Uma prova de intencão oculta do discurso, o MDM não é conhecido nas bases, distritos, o líder não vai para lá, é esta neste post. Aqui fala-se directamente de um trabalho do MDM nas localidades e distritos da província de Manica. Fala-se de algum sucesso e alguma inviabilização. A mim, parece que o ponto central deste tema é inviabilização por agentes do Estado. Se realmente queremos que o MDM chegue em Vanduzi, temos que discutir sobre a atitude da PRM, discutir sobre se a sua postura é legal ou não. Também nos últimos dias relatas de trabalho no Erati, Meconta, Chibabava, Machanga, etc. Não é suficiente, mas está-se penetrando para o interior do país. Porém, é importante que os desmandos da PRM terminem porque essa justificação de falta de autorização para a realização da actividade política é FALSA. Os locais que acho ser interditos para actividades políticas é nas instituições públicas, mas a polícias fecha os olhos.
Eu também digo que todo e qualquer apoiante e simpatizante do MDM (de espírito), não pode ficar totalmente satisfeito por aquilo que os líderes do MDM fazem, nem por aquilo que ele mesmo faz em prol do partido e muito menos pelas conversas da rua/barraca....
Uma coisa políticamente importante é os apoiantes e simpatizantes procurarem se conhecer e encontrar em locais próprios pra debate de estratégias. Eu até falei muito aqui.
Abraco a todos
Dr.
ResponderEliminarEsses policias são combatentes da fortuna!
FRELIMO ker usar a mxm xtrategia de Mugabe, politicas falsas.
Desta vez falharam,
Policia de chinelo, come on... crise???
uki o Pacheco diz??