Outros elos pessoais

08 maio 2009

Leões, chuva, cólera e energia nociva: trajectórias de "guerreiros" (1)

Vamos lá ver quatro crenças, a propósito da ruidosa e tormentosa cruzada dos guerreiros etéricos por terras do Zambeze:
* Leões podem ser magicamente comandados por gente poderosa, roubando a vida humana e trazendo a intranquilidade social.
* A chuva pode ser presa no céu por gente mal intencionada e poderosa, provocando secas e fome.
* A cólera pode ser intencionalmente introduzida por ricos e poderosos através do cloro, provocando a morte por perda de fluidos.
* Capitalistas da Nova Ordem Mundial podem produzir
energias maléficas (AARP e EMF, através dos celulares, por exemplo), cancro, Sida, etc.
Duas perguntas:
1. Existe algum princípio epistemológico a unir as quatro crenças?
2. Está a nossa imprensa a dar aos guerreiros etéricos o mesmo estatuto fenoménico que deu aos guerreiros dos leões, da chuva e da cólera?
Aguardem a continuidade da série - que tem muito a ver com impureza e imperativo de limpeza e purificação -, cuja origem tem a ver com
sugestões de alguns leitores, o último dos quais foi o antrópologo Paulo Granjo.
(continua)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.