Outros elos pessoais

18 maio 2009

Amanhã eleições no Malawi

Amanhã há eleições no Malawi. Os resultados deverão ser conhecidos 48 horas depois. Enquanto isso, o actual presidente e candidato à sucessão Bingu Mutharika já convidou vários estadistas, aí compreendidos os da SADC, para a sua cerimónia de posse, o que está a provocar muita polémica. Os órgãos de informação pública, especialmente a televisão, têm dedicado os seus espaços de antena quase exclusivamente ao candidato Mutharika e ao seu partido, prejudicando claramente a oposição. Há indicadores de aparente violência, estando na rua dois mil soldados e três mil polícias. Este, um resumo do despacho do enviado da Rádio Moçambique ao Malawi, Faustino Igreja, no noticiário das 19:30 de hoje.
Adenda 1: o jornalista Faustino Igreja tem sistematicamente chamado a atenção nos seus despachos para a parcialidade da imprensa estatal malawiana.
Adenda 2: confira também na BBC, aqui.
Adenda 3 às 21:45: obrigado ao Emídio por me ter chamado a atenção para o erro dos "48 anos" em lugar de "48 horas". Já foi corrigido, obrigado.

1 comentário:

  1. Nos tambem temos MIDEA.

    e parecem IGUAIZINHAS.

    deve ser por serem AMIGOS.

    SADC, Goodfellers.

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.