Outros elos pessoais

15 abril 2009

Políticos, riqueza e mercado político

Começam amanhã as eleições legislativas na maior democracia eleitoral do mundo, Índia, com 714 milhões de votantes disponíveis em processo que se vai desenrolar em cinco fases até 13 de Maio para eleição dos deputados da Assembleia do Povo, representando os 35 Estados e territórios indianos. Desde 2003 que os políticos indianos têem de declarar publicamente os seus rendimentos, coisa que não fazemos em Moçambique e que, creio, nunca faremos. Mas eis a questão: permite semelhante conhecimento uma melhor escolha no mercado político? E o que é mais importante: a riqueza dos políticos ou a forma como a obtiveram? Confira aqui a resposta de quatro economistas que estudaram 175 países para analisar o problema. Obrigado ao Ricardo, meu correspondente em Paris, pelo envio da referência.

1 comentário:

  1. It is wonderful indeed to read this Mozambique's blog, that also reports on the forthcoming national elections in India.
    Well done Diario de um sociologo!

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.