Outros elos pessoais

30 abril 2009

Pesquisa: este diário classificado em 9. ° entre 150 websites tratando de pobreza

O Professor António Francisco do IESE realizou uma pesquisa que deu origem a um trabalho com o título "Como é que a Pobreza é Projectada e Percebida a Partir das Janelas Virtuais da Internet? Resultados de uma Pesquisa a 150 Websites". Este trabalho foi apresentado na recente II Conferência do IESE. Eis um extracto:
Em resumo, a partir da descrição anterior, os cinco melhores sites (com classificação satisfatória), entre os 150 websites contemplados na pesquisa, são os seguintes:
. World Bank (http://web.worldbank.org)
. Center for Global Development (www.cgdev.org)
. Eldis Community (www.eldis.org)
. Taking it Global (http://issues.tigweb.org/poverty)
. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (www.ibge.gov.br)
Dos sites nacionais, é interessante constar dois aspectos dignos de destaque. Primeiro, o blog de oficinadesociologia.blogspot.com, de Carlos Serra surge classificado em 9º lugar, entre os 150 Websites relevantes para o debate sobre pobreza. Ou seja, de uma dúzia de 12 sites moçambicanos, o Blog de Carlos Serra aparece em primeiro lugar, seguido de dois outros blogs (Macua, em 10º lugar) e Ideias Crítica (de Elísio Macamo, em 25º lugar), todos individuais, apresentam-se com mais relevantes para o debate sobre pobreza que os sites de entidades colectivas. O Site do MPD (Ministério da Planificação e Desenvolvimento) obteve 8 valores, ficando à frente dos demais sites colectivos. Segue-se o site do IESE, com apenas um ano de existência, posiciona-se em 43º lugar, à frente do IMF (47º lugar), do Portal do Governo (51º lugar), do Cruzeiro do Sul (68º lugar), do site do PAP (Programme Aid Partnership, em 96º lugar) e do INE (Instituto Nacional de Estatística, em 136º lugar). Este último, o site do INE, apresenta-se com a pior classificação entre os sites nacionais incluídos nesta classificação; a posição do site do INE está abaixo dos sites da KULA, WLSA e do CIP."
Comentário: evidentemente que me orgulha muito saber do que acabei de saber.

13 comentários:

  1. Professor,

    Comeca a Ser Habitual.

    Os Meus Parabens.

    Cumprimentos
    Abdul Karim

    ResponderEliminar
  2. Prof.
    PARABENS A VOCE E A NÓS TEUS FIÉIS SEGUIDORES!!!!
    BEM HAJA TEACHER.
    PS. Pena que muita gente não tem acesso a net para conhecer a realidade deste País.
    KANIMAMBO:
    FUNGALA MASSO.

    ResponderEliminar
  3. Parebens, este blog e realmente muito informativo e mostra realidades que as vezes nos aqui no mundo europeu nos equecemos.

    Mas sem querer retirar merito nenhum eu acho que sao feitas muitas estatisticas, muitos estudos, e nao se passa disso, ficamos todos contentes estamos informados e sabemos que a miseria e fome, mas dai a fazer alguma coisa para erradicar a probreza vai uma longa distancia,e uma memoria curta

    Jokas

    Paula

    ResponderEliminar
  4. Este reconhecimento vem uma vez mais provar o seu empenho e dedicação.

    Sei que assim continuará! Por essa sua luta constante em prol de uma melhor informação e não só, o meu muito obrigada.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. Parabéns Prof pela distinção merecida advinda de um profícuo trabalho, com qualidade.

    A excelência não se consegue, conquista-se.

    Obrigado também pelas informações diversas, pelos links que nos ajudarão a investigar, ler e comentar não à toa.

    Finalmente, congratulo-me também por ser leitor, vistante assiduo (viciado) deste sítio e também do Macua, em 10º lugar.

    Afinal, estou no bem caminho.

    Parabéns e obrigado.

    ResponderEliminar
  6. Professor,

    So reparei agora que Fernado Gil e Macua de Mocambique ficaram em 10 lugar.
    Muitos Parabens Ao Macua De Mocambique, e ao Fernando Gil tambem.

    Com exemplos como vossos, a pobreza por si so diminui.

    Gostaria de poder ter o e-mail de Fernando Gil se possivel, Por Favor.

    Cumprimentos
    Abdul Karim

    ResponderEliminar
  7. Abraço, Fernando Gil. Sr. Karim, infelizmente não conheço o endereço do Fernando Gil.

    ResponderEliminar
  8. Desculpe, caro Carlos Serra. Pensei que o havia parabenizado. Parabéns por fazer a sua parte. Nós todos temos aprender a fazer a nossa parte. O que discutimos aqui pode chegar em Nairoto, em Chicualacuala, em Chinde, em Chipene, nos EUA, na Australia, na Franca se fizeremos a nossa parte, se não formos egoistas.

    ResponderEliminar
  9. Tudo bem, professor.
    Ja o pedi atravez do blog dele.
    Obrigado.

    Cumprimentos
    Abdul Karim

    ResponderEliminar
  10. Fernando Gil tem o seguinte endereço, que consta no blog:
    mocparatodos@netcabo.pt
    Um abraço
    Fernando Gil

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.