Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Outros elos pessoais
17 abril 2009
MDM 3
20 comentários:
Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.
umBhalane,
ResponderEliminarGUEBUZA quer ser do MDM!
Pede la ao Daviz para mandar um formulario de membro pra ele!
GUEBUZA gosta do MDM!
A FRELIMO ACABOU! ele tem que arranjar partido! GUEBUZA 'e politico! CRIATIVO!
Voce nao viu quando ele pediu CRIATIVIDADE aos Ministros DELE?
umBhalane, da uma cunha no Daviz, vai dar pra GUEBUZA ser DISCURSADOR do Slogan do MDM!
Amigo, faz isso pra mim! pede-la ao Daviz!
MZ
Com a cópia destes slogans, podemos afirmar que o MDM está no melhor caminho que o da Frelimo.
ResponderEliminarConcordo com MZ que Armando Guebuza anunciou aderência ao MDM cujo Presidente é Daviz Simango.
Quebuza emita o Slogan do MDM,no seu discurso de abertura!
ResponderEliminarCopiando o SLOGAN do partido inovador em Moçambique liderado pelo jovem Eng Davis Simango
MOÇAMBIQUE MELHOR PARA TODOS.
MOÇAMBIQUE NUNCA SERÁ MELHOR para TODOS, Senhor Guebuza, SEM SER PRIMEIRO MOÇAMBIQUE PARA TODOS.
Palmeiras
professor me perdoe interferir aqui.
ResponderEliminaracho que o tal de MZ tem razao, parece que acabou mesmo.
guebuza so apela para sector publico e familia, porque nao sobrou mais ninguem.
eu, nao sou familia, nem trabalho no estado, sou desempregado, vendedor ambulante, vou votar no mdm.
quero ver essa familia do guebusa quando ele perder as eleicoes.
agora militares na matola so para limpar lixo? ou estao a meter medo amim?
manuel joanquim
Desde o primeiro momento que a Frelimo e a Renamo estao abaladas!
ResponderEliminarDia apos dia, fica cada vez mais dificil esconder isso!
Estes partidos estao obsoletos e sem ideias!
Isto ainda vai animar!
Quebuza!
ResponderEliminarnao rouba slogan do MDM
é mau!!!
tem falta de inspiraçao???contacte o MDM, partido que nasceu para ficar!
NPL
sabem qual ee a grande piada. Ee voces proprios acreditarem nesses delirios de que a Frelimo acabou ou de que a frase Mocambique para todos foi inventada pelo MDM. Estou na conferencia de quadros como delegado. Nenhuma das pessoas que falou pronunciou a palavra MDM ou Daviz. E as pessoas que falam veem de diferentes distritos. Da Renamo um e outro falaram. Isso nao vos diz nada?
ResponderEliminarSobre Mocambique para todos vao laa ler a obra de Eduardo Mondlane "Lutar por Mocambique". Leiam outros documentos da Frelimo a ver se nao encontram essa expressao.
O ultimo anonimo tem razao! O MDM nao ameaca a Frelimo, "porque ninguem falou desse partido na conferencia"!
ResponderEliminarVamos ver se esse argumento vai continuar depois das eleicoes!
A nivel politico, essas expressoes foram sim introduzidas pelo MDM.
A falta de ideias gera este tipo de plagiarismos.
Sucesso ai na conferencia, a custa do dinheiro dos nossos impostos!! Aproveitem enquanto podem, porque isso concerteza nao sera' "forever"!
"Nenhuma das pessoas que falou pronunciou a palavra MDM ou Daviz. E as pessoas que falam veem de diferentes distritos.
ResponderEliminar...
Isso nao vos diz nada?"
Diz, e muito.
Porque é que insistem tanto, então, em combater algo que não existe?
Ainda que mal pergunte!
Na minha terra, na Zambézia, há muitos bons macangueiros para exorcizar os vossos medos.
Cuche-cuche é preciso.
Nas terras de Baoaze, tem.
E estão também a plagiar D. Quixote de La Mancha (Don Quijote de la Mancha)
"O protagonista, já de certa idade, entrega-se à leitura desses romances (cavalaria),
perde o juízo,
acredita que tenham sido historicamente verdadeiros
e decide tornar-se um cavaleiro andante. Por isso, parte pelo mundo e vive o seu próprio romance de cavalaria.
Enquanto narra os feitos do Cavaleiro da Triste Figura, Cervantes satiriza os preceitos que regiam as histórias fantasiosas daqueles heróis de fancaria. "
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dom_Quixote
Este plagiarismo descarado é apenas o sintoma de um Partido cujo prazo de validade caducou há muito tempo! Rua com eles!
ResponderEliminarAo participante da Conferência da Frelimo só peço-lhe ler o discurso de Daviz Simango de encerramente da Conferência Constituinte do MDM, e no manifesto deste mesmo partido para ver em que você sustenta na sua defesa ao discurso plagiado de Armando Guebuza.
ResponderEliminarTenho a certeza que você vai descobrir que o MDM viu a figura de Eduardo Mondlane duma forma como ele ao lado de Uria Simango e outros compatriotas viam no que Mocambique devia ser após a independência, isso que não foi seguido a morte de Mondlane. Que pena que Domingos Arouca já não vive!
Vocês devem comecar a mostrar a tal maturidade que propalam. Não é pela primeira vez que copiam slogans dos outros, pois a própria Renamo foi alva disso. Quando ela criou o slogan: Mundança Tranquila és que milhares de homens não puderam pensar noutro slogan senão o de Mundança na Continuidade. E as cópias não começam por aí, mas na comunidade tradicional, economia de mercado, etc, etc.
Mas tristemente, havemos de ouvir esses mesmos da Frelimo a dizerem que os partidos da oposicão estão lhes plagiar, como ouvimos isso da Verónica Macamo.
Boa estadia por aí e espero que discutam sobre eleições limpas, justas e transparentes.
Obrigado pela oportunidade que o senhor nos deu de que estão acompanhar as nossas reacções. Isso em si é salutar para a nossa democracia.
Nao existe por ai um blog que se chama precisamente MOCAMBIQUE PARA TODOS? Creio que a meia duzia dos membros do MDN, a maioria a viver fora do paiis e sem possibilidade de ajudar a implantar o seu Partido nos distritos, anda paranoica.
ResponderEliminarEntao os senhores vao buscar o titulo de um blog e transformam-no em lema e convencem-se de que sao os autores e inventores de alguma coisa! Realmente voces sonham acordados
De "Washington Sorio"
ResponderEliminar" 1. Os Japoneses têm uma palavra chamada “DANTOTSU” que significa lutar para tornar-se o "melhor do melhor", com base num processo de alto aprimoramento, que consiste em procurar, encontrar e superar os pontos fortes dos concorrentes.
2. Esse conceito enraizou-se numa nova abordagem de planeamento estratégico. Durante a última década, ele tem produzido resultados impressionantes em muitas das maiores organizações mundiais. É conhecido como BENCHMARKING.
3. Trata-se de um processo contínuo de comparação dos produtos, serviços e práticas dos mais fortes concorrentes. É um processo de pesquisa que permite realizar comparações de processos e práticas "instituição a instituição" para identificar o melhor do melhor e alcançar um nível de superioridade ou vantagem competitiva.
3. BENCHMARKING surgiu como uma necessidade de informações e desejo de aprender depressa, como corrigir fraquezas ao nível da competitividade."
_______
> Meus caros, não vale a pena entretermo-nos a procurar saber quem plagiou quem!
> Nos tempos que correm, o importante é este espírito de Benchmarking, de sabermos apreender dos outros.
> A Frelimo está bem atenta ao "mercado político" e, como qualquer outro partido, tem todo o direito de adoptar (com mínimas nuances) o que de melhor os outros fazem.
> "Ninguém ensina nada a ninguém: aprendemos uns dos outros".
AM
Senhor não está respondendo as nossas perguntas. Se falas de blog que o senhor vá pergunta o que Fernando Gil, o dono do blog Macua de Mocambique pensa sobre o slogan Mocambique para todos.
ResponderEliminarEntão, você quer dizer que Armando Guebuza foi buscar o slogan no Macua de Mocambique de Fernando Gil? Com que objectivos?
Mas já dá para o senhor justificar o plágio de que lhe falei.
Será que vocês sabem o que significa Mocambique para todos?????
Meia dúzia é igual a seis (6), já seis mais seis é igual a doze. A CP do MDM tem 11 membros; o Conselho Nacional 60 membros. Na Conferencia Constituinte participaram cerca de 350 delegados vindos dos 128 distritos de Mocambique.
DIZ-NOS SENHOR MEMBRO SENIOR DA FRELIMO, qual é a lógica da sua conta???
Qual é o problema de mocambicanos residentes fora do país serem membros do MDM? Os mocambicanos na diáspora não são mocambicanos? Não contribuem para o bem do país?
Quem disse ao SENHOR que o MDM não está a penetrar no terreno? Você sabe em que local do país o MDM empossou seus delegados e abriu sua delegacão?
Vamos conversar bem, meu amigo! Estou aqui.
Caro AM
ResponderEliminarSem duvida.
BANCHMARKING.
Interresante a FRELIMO fazer BANCHMARKING do MDM que ainda tem um mes e tal de vida.e melhor fica quando o objectivo defenido nao 'e menor do que ser o Melhor dos Melhores.
Temo apenas que o BANCHMARKING tenha sido descoberto tardiamente pela FRELIMO.
Muito Interessante mesmo.
Abdul Karim
A nivel politico, essas expressoes foram sim introduzidas pelo MDM.
ResponderEliminarA falta de ideias gera este tipo de plagiarismos.
Obrigado AM, sei que a Frelimo está atenta aos partidos sérios na competição política, e isso é do seu direito.
ResponderEliminarMas também é do direito dos partidos da oposição em estar atentos e denunciar quaisquer actos da Frelimo que sejam para confundir o eleitorado. Entre eles, este acto e CHANTAGEM.
E para além de ser um acto de confundir o leitorado, faz parte da política (marketing político) capitalizar esse mesmo acto. Por exemplo, a repeticão do termo "Moçambique para todos", "país construído por todos" pelo Presidente da Frelimo pode ser bem capitalizado pelo MDM. E para capitalizá-lo, tanto por ser do seu cunho como por ter sido aprovado pelo partido no poder, é necessário um exercício e flexibilidade (fico por aqui) como ontem mesmo escrevi. A falta de exercício e flexibilidade foi dos grandes erros da Renamo. Deixava estas coisas a rolar e só assustava depois das eleições.
Os políticos sérios denunciam e tomam medidas severas contra actos que claramente servem para confundir o eleitorado. Umas das coisas que acontece em política é espionagem e nas democracias maduras esse acto é condenável. Nas últimas eleicões suecas foi um grande escândalo quando um dos partidos espionou o outro, por exemplo para saber dos planos e calendário da sua campanha. Estes são alguns pormenores políticos porque não se pode dizer que mesmo com esta ou aquela atitude (no nosso país chama-se irregularidade), pela vontade de Deus, vamos vencer as eleições.
Continua o membro da Frelimo na Matola que não estão a falar mal do MDM ao mesmo tempo que usam as suas linhas?
ResponderEliminaraqui está o Macuacua a falar como tem feito
Reflwctindo, empossar delegados nao ee implantar Partido. De que vale ter um delegado que nao consegue difundir a linha do seu Partido por falta de credibilidade?
ResponderEliminarQue credibilidade pode ter um individuo que jaa deu vivas aa Frelimo, depois passou a dizer que Renamo ee que era a opcao da vida dele? Depois comecou a falar mal da Renamo e passou a louvar o PDD. Agora ee empossado delegado no quinto Partido da sua vida. Essa pessoa ee credivel? Algum campones da ouvidos a estes "delegados"?
Meu caro, achas que és capaz de vir para aqui dizeres que estás abalado pelo MDM? És? Quem pode acreditar em ti?
ResponderEliminarJá comentaste sobre tantos postes sobre o MDM que estao aqui no Diário de um sociólogo?
Ah, afinal estás acompanhando o que está acontecendo no MDM? Que bom? O mal é que só dizes quando te provoco. Nesse empossamento, sabes que houve lá muita participacão, não foi?
Podes dizer onde que neste momento se encontra Daviz Simango?
Nós estamos acostumados quanto à reducão do MDM e Daviz Simango. Quanto à Daviz ficamos acostumados com as eleicoes autarquicas e o mesmo Macuacua fez o que está fazendo. Não foi? Ah, também me lembro da matemática que fazes muito semelhante a de Edson Macuacua.
Amigo, o MDM é mesmo uma grande preocupacão da Frelimo. Se possível o MDM é coisa boa para a Frelimo porque já lhe obriga a ver os seus próprios problemas. Não é por acaso que está a copiar o slogan, meu caro.
Estou aqui!