Outros elos pessoais

21 abril 2009

Coisas boas

Através do Fundo Nacional de Investigação gerido pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, o governo atribuiu 16 milhões de meticais a 16 projectos locais de desenvolvimento em ciência e tecnologia, incluindo um de purificação da água através da semente de uma planta de origem indiana chamada moringa (Rádio Moçambique no noticiário da 19:30 e o "O País" citando a agência Lusa). Saiba mais das virtudes da moringa por exemplo aqui. A moringa, na foto.

8 comentários:

  1. Acho que neste ponto o problema não é apenas dos partidos, pois a maioria dos nossos sites é actualizado com muita deficiência.

    Talvez nós ainda não damos muita importância a estas questões de internet e mundo online. O exemplo de Obama(e do MDM) poderá mudar isso!

    ResponderEliminar
  2. Boa noite professor,

    Hoje venho solicitar-lhe um tempo de antena grátis (!)... gostava mesmo de ter o seu parecer ao ultimo texto que publiquei, não de minha autoria, mas que está a gerar algum debate.

    Muito Obrigada e os meus sinceros cumprimentos.

    ResponderEliminar
  3. Interessante este fenómeno da moringa, não conhecia.

    :)

    Sei no entanto, que existe um peixe, que colocado nos lagos e pantanos, se alimenta de larvas dos mosquitos, e que seria uma boa forma de diminuir a malária... mas parece q não há interesse ainda na matéria... enfim... mais um tema com pano para mangas professor!

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  4. Sobre a RM, gostaria de dizer que na 2a feira de manha, no noticiario da 7 ouvi como primeira noticia o encerramento da conferencia de quadros do partido Frelimo, que foi feita pelo presidente do partido Armando Guebuza. Logo a seguir, como segunda noticia, ouvi que o Presidente da Republica Armando Guebuza teria convocado o Conselho de Estado para marcar as eleições. Fiquei com a sensação de que estamos a voltar ao tempo do partido unico, onde as noticias começavam dessa maneira. E estas são as subtilezas da informação, que previlegia a uns em detrimento dos outros. Parecendo que não, a ordem das noticias é muito importante.
    Às conferencias dos outros partidos nunca se dá o destaque que se dá à conferencia da Frelimo. Isto acontece num pais que se diz multipartidario.
    Vamos ver como as coisas se arranjam para as eleições que se avizinham. Estaremos atentos!

    ResponderEliminar
  5. já que estamos a falar de investigação, seria bom que não se parasse na purificação da água. a moringa é uma planta de múltiplo uso. no vizinho zimbabwe é utilizado em pacientes com hiv e sida e outro tipo de doenças. tem um alto valor nutritivo, entre outros. que não se fique pela purificação

    ResponderEliminar
  6. This news is indeed Coisa Muito Boa ! MOZ is currently investing 0.8% of PIB in Science & Technology(S&T). In the European Union, Italy(the red lantern) invests only 1% of PIB in S&T. MOZ can and should try to do better than Italy.

    ResponderEliminar
  7. The good money of MOZ taxpayers should not be sent to Mugabe. It should instead be used in joint scientific projects, MOZ-ZIM, such as the improvement of water quality, further research on the potentialities of moringa, as suggested by Bayano Valy, etc.

    ResponderEliminar
  8. Boa coisa investigcao ,e boa coisa o uso das tecnologias ,o que nao é boa coisa é tentar chegar ao critico d tecnologia sem estarmos preparados. a Mcel esta oferendo 100 Sms de borla e com consequecia directa e maligna a comunicacao,
    esta tudo de borla que mesmo com o meu proprio credito ou contrato ,envio uma sms e ela leva um dia para chegar,

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.