Outros elos pessoais

25 abril 2009

ANC vence com maioria absoluta?


O ANC, partido no poder, parece ter obtido a maioria absoluta nas eleições sul-africanas, arrecadando dois terços (66%) dos quase 23 milhões de votos (quando estavam apuradas esta madrugada 99% das cédulas), com vitória garantida em oito das nove províncias do país. O candidato Jacob Zuma deverá ser o novo presidente do país quando o parlamento se reunir. O segundo partido mais votado foi a Aliança Democrática com 16% (virtual vencedora na província do Cabo Oriental) e o terceiro foi o PODE, com 7%. Confira aqui e aqui. Sobre as repercurssões da vitória de Zuma no Zimbabwe, leia aqui.
Adenda às 19:44: pelos resultados oficias, o ANC obteve 65,9% (e oito províncias das nove do país), não o suficiente para obter a maioria absoluta e, portanto, a possibilidade de mudar a constituição. A Aliança Democrática obteve 16,66% e a província do Cabo Oriental. O Congresso do Povo, formado com dissidentes do ANC, obteve 7,42%, resultado interessante dado o facto de o partido ser muito recente - fontes: João de Sousa na África do Sul através da Rádio Moçambique (noticiário das 19:30) e o Guardian aqui.
Adenda a 26/04/09, 10:58: de um leitor identificado recebo um email com o seguinte conteúdo: "Carlos, Você comete, no post sobre as eleições sul-africanas um erro muito comum entre nós. Na verdade o ANC venceu com maioria absoluta mas sem os 2/3. As maiorias possíveis são a Maioria Relativa (o candidato com maior percentagem mas sem chegar aos 50%), Maioria Absoluta (o candidato que obtiver mais de 50%) e Maioria Qualificada (que podem ser os 2/3, os 3/4 ou outras maiorias definidas)." Muito obrigado pela correcção.

6 comentários:

  1. .. pareçe que não é verdade ..... vamos ver .....

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pela precaução, fiz duas pequenas emendas, uma no título, outra no início do texto. Tenho andado para trás e para diante à procura de confirmação por parte de portais sul-africanos, mas debalde. Vamos aguardar.

    ResponderEliminar
  3. A dessidência não compensa. Mesmo quando é mediatizada. Dir-se-ia que o COPE ia fazer melhor figura. Vamos ver o que faz o MDM. Eu não apostaria uma unha sequer.
    Viriato Tembe

    ResponderEliminar
  4. as unhas sao suas Viriato, faca o q bem entender delas.

    ResponderEliminar
  5. Sobre o perigo das maiorias qualificadas (perigo de rasgar a constituicao), ver pagina editorial e de opiniao do SAVANA desta semana

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.