Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Outros elos pessoais
02 março 2009
Segundo agências internacionais: Nino Vieira assassinado por soldados
12 comentários:
Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.
Muito trieste noticia. Na minha opiniao a Uniao Africana deveria intervir na situacao politica da G-Bissau antes que estes ataques e contra-ataques degenerem numa sangrenta guerra civil.
ResponderEliminarGuiné-Bissau é um problema grande num país pequeno
ResponderEliminarReflectindo:
ResponderEliminarUm comentario sábio,
M
Aos militares da Guine Bissau nao sabem o que querem, esta é m uma demostracao clara de falta de democracia naquele Pais.
ResponderEliminarcom esta accao a guine so vem provar que esta estalada a anarquia e a total falta de respeito pelo povo e pelos esforcos da comunidade internacional.
a uniao africana deve condenar esta assasinato e exigir elecoes o m breve possivel sob pena da Guine se tornar num Pais ingovernavel.
O Anónimo acha que a Uniao Africana deveria intervir na Guiné-Bissau? Para fazer oké? O k é a Uniao Africana? Onde já interveio e evitou alguma fatalidade? Pode dar exemplos? Será que existe a Uniao Africana para além das suas cimeiras? Tenho cá as minhas dúvidas!!!
ResponderEliminarThomas
Prof.
ResponderEliminarQUEM COM ARMA MATA COM ARMA MORRE!!!!
Para dizer: NINO VIEIRA matou muita gente..
Ele chega ao poder atravez de umgolpe de Estado quem não se lembra????
Quantos generaos morreram na Guiné(ASSUMANE MANÉ) é um exemplo mesmo o que morre no Domingo tinha desavenças com o Nino portanto vejam bem o perfil do NINO...
PS. TEIMOSIA DE MUITOS LIDERES AFRICANOS SE CONTINUASSE NO EXÍLIO PERDIA ALGUMA COISA??????TEIMOSIA TEIMOSIA, espero que isto nao chegue aqui ao lado.
Os meus Pêsames a FAMILIA ENLUTADA!!!!!!
Bom, o Refletindo disse bem.
ResponderEliminarFaz tempo, que só assim é.
A Pátria de Amílcar Cabral, expoente máximo dos líderes que combateram pelas independências face a Portugal, há muito que só era anarquia, despotismo, corrupção, ajustes sistemáticos de contas entre grupos e grupelhos...
Lembro o fuzilamento dos ex-militares Portugueses, após os acordos de paz, e a guerra ter terminado.
Foi um erro crasso.
Há família, amigos,...
Como teria sido melhor para ele se ficasse no exilio!!
ResponderEliminarE' impressionante a comparacao que se pode fazer entre a situacao da Guine Bissau relativamente a Cabo Verde q de resto compartinharam a mesma luta e sonho de nacao nos primeiros anos de Independencia.
ResponderEliminarDe resto acho q o comandante Nino colheu o vento da tempestade q plantou.
Nao acredito q a UA e muito menos a CPLP possam fazer algo para melhorar a situacao na Guine. A melhora deve provir da vergona e vontade GENUINA dos politicos em contrariar a triste sina deste povo.
El Machangana
A GUINE BISSAU esta refem dos militares e o poder politico tb,as grandes rivalidades entre o poder Presidencial e as chefias militares era ja um problema com barbas brancas naquela Pais.
ResponderEliminaro retorna a Guine apois um exilio forcado nas terras Lusas era um sinal clara de que Nino nao se contectava com a derrota de 1998/99 e mesmo com a sua popularidade e carisma n consegui devolvar a Paz a quele Pais.
A tentativa de assassinato falhada nos ultimos meses so veio confirmar este desfecho tragico, a recusa do Ex Chefe de ESTADO maior em aceitar que os vulgos aguentas nome pelo qual sao conhecidos o grupo de milicias outrora leais a Nino em fazer parte da sua guarda presidencial os problemas com o naocotrafico e os de natureza tribal sao entre muitos os grandes factores da instabilidade reinante na Guine.
O Problema da Guine passa pela desmilitarizacao das FA,da Serguranca e da policia.
Portugal, a uniao Africana e a uniao Europeia sao chamados a intervir o m breve quanto possivel sobpena da Guine se tornar ingovernavel a ex da Somalia.
Não esqueçamos os CARTÉIS da droga/ cocaína... a localização estratégica da Guiné ... pistas para aterragem e reabastecimento de avionetas em trânsito ... complemento dos magros salários de militares e outras elites ...
ResponderEliminarConquistada a independência política ... preveleceram as lutas pelo poder com golpes e contra-golpes ... ignorando que sem uma economia equilibrada não há bem estar para o povo, logo, a potencial instabilidade torna-se num "barril de pólvora" pronto a explodir a qualquer momento: não admira que tenha explodido!
AM
Meus caros
ResponderEliminarTodos ditadores terao um fim tao cruel quanto a sua forma de acesso, manutencao e perpetuacao do poder. Nino sabia que iria terminar assim.
Ele e os seus estao acamados onde durante anos conspiraram para estar.
Phambeni