Outros elos pessoais

10 março 2009

Purga na Renamo

Reporta o "Notícias" de hoje que Maria Moreno e Eduardo Namburete deixaram de ser respectivamente chefe da bancada parlamentar e porta-voz da Renamo, por decisão do Conselho Nacional do partido a decorrer em Nampula.
Comentário: purga esperada. Será interessante saber, agora, quais os pesos que terão no partido os militares e os jovens desejosos de ascensão.

14 comentários:

  1. Segundo dados recolhidos pela NASA através de satélites geo-estacionários, todas esta turbulência tem explicação no fenómeno vulcânico em franca actividade que se tem desenvolvido na região de Sofala, com epicentro na zona da Beira.

    Espera-se a continuação de forte turbulência, com ondas de impacto mais ou menos fortes, quedas imprevistas, instabilidade, e outros mais ou menos idênticos...

    A propagação das ondas sísmicas vai-se sentir ainda com forte intensidade nos próximos tempos, podendo atingir outros locais mais distantes, de forma intermitente.

    Por outro lado, alerta-se a população em geral, que em fenómenos deste tipo de actividade, podem acontecer erupções muito fortes, com possibilidades de ocorrerem tsunamis

    POLÍTICOS!!!

    ResponderEliminar
  2. Caro UmBhalane,

    Excelente descricao do fenomeno politico Mocambicano.

    Faco votos que o Eng. Daviz Simango, seja mais aberto aos academicos, aos que pensam diferentes, aos que apresentam criticas (os nossos inimigos so nos ajudam a nos posicionar-mos melhor). Sim, ele granjea simpatias de todos nos, mas a nossa visao sobre dinamicas politicas, a partir do quadro de ciencias politicas, sociais e economicas, podem estar distante do quadro analitico do Eng. Daviz. Chamamos atencao que ele faca bom uso desse manacial intelectual (tanto dos rejeitados ou nao).

    Avante Simango, estamos contigo, mas aceite-nos no seu reinado democraticamente. Vamos-lhe dizer coisas, seu cabelo podera comecar a ficar branco como de Guebas depois da primeira ronda de pre-campanha em 2003/2004. Barack Obama ja esta a sair cabelo branco, ja notaram. Simango, apoiamo-lo, mas nao desfaleca.

    Viva ao vulcao do Chiveve

    ResponderEliminar
  3. Pela primeira vez acho que o Sr. DhlaKama está sendo coerente. Não esperava outra atitude depois de ter visto a Deputada Maria Moreno a manifestar publicamente o seu apoio ao Daviz. Inclusivamente acho que deveria ser a Deputada a colocar o seu lugar a disposição.
    Queriam que depois daquele espectáculo transmitido pela TVM e STV a Sra. Maria Moreno ainda continuasse chefe da bancada? Haja respeito pelo Sr. Dhlakama.

    Coerente foi Namburete, que apesar de estar a caminho do MDM, não fez festa por ainda respeitar o partido o qual representa na Assembleia da Republica.
    Não é segredo para ninguém que Ismael Mussa, Maria Moreno, Edurdo Nambure e Colaço estão no MDM. Provavelmente estão a espera da altura certa para se entregarem com pompas e circunstancias.

    É cobardia por parte de Ismael Mussa e Maria Moreno dizerem que ainda estão a reflectir em que partido irão militar...ate o meu enteado de 5 anos ja os descobriu.

    Orgulhosamente Moçambicano
    Nuno Amorim

    ResponderEliminar
  4. Que a Frenamo está ressuscitando, ninguém tem dúvidas.

    Todas as vezes que Afonso Dhlakama é coerente para a Frelimo e frelimistas, foi quando o general de cinco estrelas disparou para os seus próprios pés.

    Será que está algum lado onde Maria Moreno estava contra a sua inteligência e coerência queria continuar como chefe da bancada da Renamo?

    ResponderEliminar
  5. Muta utuwa Munho


    Ai vem muito chumbo grosso

    ResponderEliminar
  6. Nuno Amorin escreve e cito:
    "Coerente foi Namburete, que apesar de estar a caminho do MDM, não fez festa por ainda respeitar o partido o qual representa na Assembleia da Republica".

    Retive nessa frase o seguinte "respeitar o partido o qual representa na Assembleia da Republica".

    Francamente Amorim, voce ainda esta com esse nivel de pensamento que os deputados representam os seus partidos na Assembleia da Republica? Pensei que os deputados representassem os Povo que os elegeu. E esse tipo de incoerencias que fazem com que algumas pessoas nesse pais pensem que Mocambique e deles ou dos partidos Frelimo e Renamo. A lei nao estabelece isso.

    Amorim o que acabas de revelar e a informalizacao dos actos dos deputados. Penso que o nosso sistema eleitoral devia introduzir a clausula de caca ao mandato para os deputados nao ficarem refens de seus partidos.

    ResponderEliminar
  7. Reflectindo disse:
    “Será que está algum lado onde Maria Moreno estava contra a sua inteligência e coerência queria continuar como chefe da bancada da Renamo?”

    Amigo Reflectindo,
    Partindo do principio que ela foi exonerada e não manifestou a intenção de pedir demissão, acho que a sua pergunta não faz muito sentido. No entanto, cada um livre de chegar a conclusao que mais lhe convenha.

    Caro Kanyoza,
    Hoje não estou a fim de filosofar, mas conheces algum deputado que tenha sido eleito como independente?
    O eleitorado de Sofala votou no Ismael Mussa como cidadão com ideias brilhantes ou como membro da Renamo? Por acaso ele era conhecido em Sofala?
    Se em 2004 o Kanyoza fosse numero 5 na lista da Renamo e o Eduardo Namburete fosse candidato independente a AR, quem seria deputado hoje?

    Meu Caro,
    Não falemos em ideal tipo de Democracia onde de facto o deputado deveria representar os interesses do povo, duvido que haja algum pais onde isso aconteça. Mais do que querer representar o interesse do povo, os deputados representam as ideologias dos seus partidos.

    Orgulhosamente Moçambicano
    Nuno Amorim

    ResponderEliminar
  8. Em geral nos estamos num determinado partido quando aceitamos as suas ideologias ,e de tempo a tempo esta mesma ideológica reabilitasse pois é o senso comum das pessoas que o compõe ,ela é dinâmico com o tempo . infelizmente muitas pessoas estão nos partidos ( principalmente do poder ) pelo emprego, pela capulana , etnia, pela comida sem conhecimento dos ideias do partido .
    É uma vergonha saber do Nuno Amorim que os deputados da frelimo passaram os 5 anos no parlamento a defender o partido e não o interesse do povo . então porque o partido FRELIMO gasta dinheiro a consultar as bases (círculos eleitorais) se é que já tem os seus ideias predefinidos .NUNO AMORIM MESMO SENDO O REAL DO PARTIDO ,NINGUEM DA FRELIMO VAI GOSTAR QUE DIGAS ISSO , E ESSAS TUAS IDEIAS PODEM FAZER COM QUE NÃO ALCANCES A SUA META NO PROXIMO PARLAMENTO

    ResponderEliminar
  9. Kimmanel,
    Tenho que explicar que o povo vota no manifesto dum Partido?
    Ate hoje, e em Moçambique, o povo quando vota esta a escolher o Kimmanel, o Nuno Amorim ou o Partido?
    O povo quando penaliza, não direcciona o voto ao deputado que os defraudou ou ao partido que o deputado representava?
    Vergonha é um intelectual tentar tapar o sol com a peneira...Vergonha é um intelectual achar que o povo tem votado no deputado Kimmanel por ser integro e não por pertencer ao Partido Y.
    Queres que enumere o numero de deputados, de ambas as bancadas, que entraram nesta legislatura calados e vão sair mudos, e que provavelmente voltarão a ser deputados na próxima legislatura?
    Não viva com bases em ideais tipo, ate porque o próprio Waber dizia que o ideal tipo dificilmente seria alcançado.

    Orgulhosamente Moçambicano
    Nuno Amorim

    ResponderEliminar
  10. Parece que o Nuno Amorim está tão orgulhoso de ser Moçambicano que se esquece que embora as coisas ocorram como ele pensa não quer dizer que devem continuar assim para albergar a ele e aos camaradas que sairão mudos da assembleia.
    A assembleia deveria servir para defender os interesses do povo e não dos partidos, pena é saber que só após cinco anos é que o Kimmanel muito envergonhado descobriu que estava a ser enganado.
    Por onde é que voçês andam meus caros?

    Abraços
    Zeca M.

    ResponderEliminar
  11. Parece que o Nuno Amorim está tão orgulhoso de ser Moçambicano que se esquece que embora as coisas ocorram como ele pensa não quer dizer que devem continuar assim para albergar a ele e aos camaradas que sairão mudos da assembleia.
    A assembleia deveria servir para defender os interesses do povo e não dos partidos, pena é saber que só após cinco anos é que o Kimmanel muito envergonhado descobriu que estava a ser enganado.
    Por onde é que voçês andam meus caros?

    Abraços
    Zeca M.

    ResponderEliminar
  12. O que vale a Nuno Amorim é também ser Fernando Machava. Do resto, muitos camaradas não gostam do que ele anda a dizer nos blogs. Isso notei por dos que como frelimistas assumidos no meu blog, não lhe dão conta.

    Mas também já escrevi que Nuno Amorim chateia e provoca. A sorte é que nos mantemos sempre serenos.

    ResponderEliminar
  13. Caro Orgulhosamente Moçambicano se os deputados entraram nesta legislatura calados e vão sair mudos, e que provavelmente voltarão a ser deputados na próxima legislatura é por uma razão simples , o partido já se cansou de os dar cargos de Ministros ,PCA ,e por terem mostrado que não são criativos ,apenas predadores agora como forma de garantir o pão estão como deputados .o problema é da nossa realidade, é que maior parte do eleitor é coagivel e desinformado .
    O sr Como academico quantas frases do manifesto eleitoral do partido frelimo ouda Renamo conhece .Manifesto eleitoral é quase nada na nossa sociedade ,a certas sociedades em que simples facto de alterar uma frase de manifesto no dia seguinte a sodagem de alguma alteracao .Estamos no fim do mandato faça me uma coneçcao pratica entre o manifesto eleitoral da Frelimo Em relacao a habitacao para Jovens eo nivel de resposta no terreno .em moçambique so ja senti 2 manifestos eleitorais a serem seguidos de alguma forma clara o da Frelimo em relacao a Maputo ( sumblinhasse com forte vista de comiche ) e o da Beira ( Deviz simango ) com forte sabotagem da frelimo .Agora transpira que a frelimo ficou com enveja das iniciativas locais de habitacao para jovem por parte deComiche dado que é um plano que centralmente a 30 anos nunca existiu.Mostra-me apenas 3 predios com mais de 2 pisos construidos depois de 1975 para consumo publico sem fins comerciais ? nenhum apenas surgiram Belo Hozizonte 1, polana3....pertecentes a funcionarios publicos dum pais cujo salario( do funcionario publico) nao passam de 4 mil dolares e pelo que eu saiba so apartir de 1000 000 USD pode se juntar mais de 2 andares e se sabe tambem que quase nenhuma destas mesmas casas estao a custa de emprestimos com o banco .

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.