Outros elos pessoais

11 março 2009

Criminalidade e sociedade: conferência começa amanhã em Maputo

Começa amanhã a Conferência sobre Criminalidade e Sociedade: o respeito pela vida humana, Centro Internacional de Conferências Joaquim Chissano, cidade de Maputo, cerca das 9 horas. No local estará exposto e à venda o livro editado em 2008 sob minha direcção com o título Linchamentos em Moçambique I (uma desordem que apela à ordem). Expostos estarão também, mas não para venda, 20 exemplares do livro, também editado sob minha direcção em 2006, com o título Tatá Papá, Tatá Mamã (tráfico de menores em Moçambique). Amanhã, ainda, estarei no "café da manhã" da Rádio Moçambique, 7:30, com o Emílio Manhique, para falar um pouco sobre criminalidade, rumores (chuva presa no céu, cólera introduzida via cloro, etc.) e linchamentos.

4 comentários:

  1. Caro Carlos Serra,

    Estou muito interessado nas sinteses desta conferencia. Nao poderei participar porque neste momento estou a fazer meu mestrado em Bordeaux-Franca. A minha tese de mestrado sera: " A contribuicao do discurso politico sobre a criminalidade na construcao da politica de Operacao Producao (1983) em Mocambique.

    Estou interessado em tuo que concerne crime e violecia no contexto urbano e a forma como o governo constroi o simbolico e o referencial do crime, e como e que esta forma de representacao influencia na construcao de politicas publicas para combate-los (crime e violencia).

    Portanto, se poder colocar no seu blog, as principais sinteses desta conferencia, estaria estremamente gratis.

    Carlos Quembo
    Assistente estagiario
    Depatamento de Historia
    Universidade Eduardo Mondlane

    ResponderEliminar
  2. As intervenções estão a ser gravadas e quero crer que haverá um comunicado final. Belo tema de mestrado! Bonne chance, Quembo.

    ResponderEliminar
  3. Cher Professeur,

    Merci par votre attention et bon courage.

    Quembo

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.