Outros elos pessoais

15 fevereiro 2009

Um texto de Jorge Messias sobre África

De Jorge Messias, em texto de 2007: "África também tem outras dependências e outros enganos. Por exemplo, é visitada anualmente por mais de 30 milhões de ricos ocidentais. Dir-se-ia que isso é bom para a economia africana. O turismo, dizem ao povo, abrirá as portas ao desenvolvimento...Mas o dinheiro que o turismo deixa em África nem sequer chega para pagar as taxas e os juros da dívida externa. Nem fica em África, para ser reinvestido no desenvolvimento económico e social. Os hotéis, as agências de viagens, a banca, o grande comércio, os serviços, estão em África mas não são africanos. Os lucros são reexportados para os países de origem dos turistas. E no mágico enquadramento da Natureza, a miséria africana continua a crescer. África é um gigante algemado. Na verdade, de pouco serve ao povo africano a riqueza de recursos naturais que o Continente encerra: os minérios e os metais, as madeiras raras, os diamantes, a caça, a pesca, o petróleo, os gados, o oiro e a prata, os fosfatos, a floresta – tudo África possui em quantidades maciças. No entanto, o povo é pobre. Angola, por exemplo, exportou em 2006 mais de 30.000 milhões de dólares de produtos petrolíferos mas os rendimentos de 70% dos angolanos permanecem inferiores a 2 dólares por dia. O problema central dos africanos continua, pois, a ser de natureza política. Grandes massas de dinheiro geram a corrupção. E o capitalismo africano comprou e pagou a pronto, as elites dirigentes e os aparelhos do Estado. A corrupção é ilimitada e tudo se compra e se vende. As guerras, o preço das armas e o tráfico de pessoas e de favores, continuam a ser as principais grilhetas usadas pelo grande capital." Continue a leitura aqui.
Adenda: leia um outro texto de Messias, aqui.

1 comentário:

  1. ...como é actual este texto!!!
    falo por vilankulo,e digo que os operadores turisticos aqui e nas ilhas continuam a mamar com sofreguidão e o resto é só cantigas!!!!!
    não existem receitas que revertam para o desenvolvimento municipal;eles os bosses é só cagança e nem português falam....
    até quando???????

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.