Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Outros elos pessoais
11 fevereiro 2009
Nacala: se Chale não ganha investimentos podem não surgir...
7 comentários:
Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.
Não está uma prova para tudo o que se tem dito sobre as assimetrias propositadas? Não está a Frelimo a reconhecer o que tem feito neste grande Mocambique?
ResponderEliminarReflectindo
Preciso dizer que os governantes desses pais nao se confia na gestao "nao frelimista" de seja la oque for?.E mesmo que ela(a gestao) seja tao boa como a de Deviz Simango, pelo simples facto de nao ser da Frelimo deixa de ser boa.
ResponderEliminarN se podia esperar outra coisa,ninguem da ouro ao bandido e como se sabe nestas alturas vale tudo para ganhar elecoes, n é so AFRELIMO que asim o faz, sao as regras de jogo nas campanhas electorais.
ResponderEliminarResta me saber a posicao da Renamo em casa de derrota?
Um pouco de humor:
ResponderEliminarDepois das chuvadas que antecederam a passagem do testemunho de Comiche para Simango, alguém me dizia:
> Comiche é um homem abençoado, "sacanearam-no", os deuses não gostaram e resolveram por Simango à prova...vejam em que situação recebe a cidade
Com o mau tempo que tem fustigado Nacala e possívels estragos...,
> É caso para dizermos que Manuel dos Santos é um homem abençoado... vai por Chale à prova ... .
AM
Sr. Xicoxa
ResponderEliminarÉ bom não confundir eleições municipais, locais, autárquicas, ou como lhe queira chamar, com o Governo e suas políticas.
Um Governo, uma vez eleito, deve governar para TODOS.
O Estado é de todos.
Acabadas as eleições, é assim que se deve governar.
É, ou não é?
Desculpa, Xicoxa,
ResponderEliminarAgora é que você mostrou ser da Frelimo genuino. Ser da Frelimo para os "genuinos" é defender tudo por tudo. Defender todos os erros graves da Frelimo. Minimizar fraudes eleitorais, impunidades, atitudes anti-democráticas, incluindo massacres.
Depois globaliza a frelimizacão do Estado???????
Diz-nos e com exemplos bem claros, em que sociedade democrática um governante da grandeza de Cuereneia havia de dizer coisas destas?
Compatriota Xicoxa, se há coisas que deviam envergonhar a quem é da Frelimo, é isto aqui.
A Frelimo não só fala, mas também faz. A sociedade mocambicana tem que se preparar para reduzir e se possível acabar com esta atitude da Frelimo.
Aqui está o desafio do povo mocambicano: acabar com isto.
Isto nao é uma brincadeira. Isto significa miséria propositada para cidadão duma parte dum país. Isto mesmo que ele afirmou: desemprego de filhos dos que vivem em Nacala, incluindo gente que vem de Mogincual onde ele é natural.
Ainda dito isto por Aiuba Cuereneia? Um "suposto" natural de Nampula????? Que vergonha???? Alí em Mogincual, onde Cuereneia nasceu, está neste momento a populacão a sofrer de fome, muita fome. Afinal ele é um dos contribuintes do tal sofrimento? Mas não há quem dúvida que ele é mandado para Nampula logo que for para reforcar a equipa de caca ao voto.
Xicoxa, desculpa-me, mas este discurso provocou-me a ira. Não devo ser punido pela Frelimo por ser de Nacala e os munícipes lá quererem escolher livremente a quem quer.
AQUI ESTÁ MAIS UMA PROVA QUE AS ELEICÕES NUNCA FORAM LIVRES, JUSTAS E TRANSPARENTES EM MOCAMBIQUE POR CULPA DA FRELIMO.
As eleicoes nunca serao justas,livres e transparentes e limpas.Entao a Frelimo tiver o poder economico,e usar,abusar o dinheiro dos nossos impostos,jamais sairemos desta pouca vergonha.Temos uma juventude corronpida e desestruturada,sem direccao,so util nas campnhas eleitorais da Frelimo,para terem uma camisete,uma capulana e pouco mais;o que esperar???Jogo de intrigas,nepotismo,corrupcao, simplemente triste.Dirigentes sem escrupulos(metem-se com os jovens(sexo femenino) das ditas organizacoes sociais,fazendo chantagens para obterem cargos e viagens para encontros de jovens.Triste
ResponderEliminar