Outros elos pessoais

30 janeiro 2009

Zimbabwe: orçamento em moeda estrangeira

Pela primeira desde a independência, o governo do Zimbabwe libertou um orçamento com base na moeda estrangeira. Confira aqui.

2 comentários:

  1. O Governo do Zimb deve ter estado à espera que Obama assumisse a liderança do dólar. Antes não podia aceitar que o dólar imperialista penetrasse na economia do Zimbabwe. Agora, o US$ é brother.
    Quando vi a notícia, ainda pensei que a opção pela moeda estrangeira fosse pela moeda da China, da Líbia. Mas esta coisa de auto-estima, certamente no último encontro na RA, o Presidente por Ordem Divina deve ter tirado umas dicas do Brother de Moçambique.
    É. Tenta-se, tenta-se, tenta-se ignorar a realidade, até à exaustão e ter que desistir. Os mais teimosos tentam vergar a realidade, tem submetê-la ao seu capricho. Até que um dia, o próprio capricho verga-se à simples evidência que a realidade existe independentemente da sua vontade e dos nossos caprichos. Não aceitará que vergou. Encontrará uma forma dissimulada para dizer que é uma nova forma de afirmar sua auto-estima. Mas o que importa é que a realidade comece a ser respeitada e tomada em consideração. Aqui, em Moçambique, já passamos por essa. Lembram-se? Os que se viveram e assistiram ao momento áureo do socialismo científico, lembram-se daquele tempo? Bem, científico, certamente não foi; mas socialista, no sentido de miséria igual para todos, excepto para alguns, só quem não o viveu, argumentará que não foi bem assim; ou se foi, não era essa a intenção.
    No Zimb provavelmente, aos pouco, irá caminhar para depois pedir ao FMI para trazer seu pacote de pronto socorros. Algum tempo depois, tal como aqui, a sociedade civil irá começar a dizer que o FMI está a desajustar estruturalmente a miséria de todos. E o FMI, que já está habituado a acarretar com as culpas da falência dos países, dirá: “Mas esse PARPA e Orçamento é vosso e foi aprovado por vós.”

    ResponderEliminar
  2. Não há nada como os dólares(US$) negros/pretos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Na tal de revolução científica se dizia, propalava ensurdecedora mente, que o dinheiro não tinha cor.

    Mas depois chegaram os "business", os “big business”.

    E comprovou-se.

    Cansei de escrever em 2008, neste sítio, que a situação do Zimbabué só se resolveria em Fevereiro de 2009.

    Porque seria?

    Como funciona África?

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.