Outros elos pessoais

19 janeiro 2009

Zimbabwe: hoje é o Dia D

Hoje é o Dia D para a formação do governo inclusivo no Zimbabwe - essa a manchete do The Herald de hoje. Com ZANU-PT e MDC-T ameaçando não prosseguir mais as negociações, estarão hoje em Harare os presidentes de Moçambique e da África do Sul, respectivamente Armando Guebuza e Kgalema Motlanthe, e o mediador da SADC, Thabo Mbeki, para tentarem desbloquear o impasse. Confira aqui.

4 comentários:

  1. Qualquer acordo a ser assinado nao é sustentavel , ha uma elevada discordia entre a ZANU e a MDC . me parece haver intereces particular em mostrar que a Africa sabe mediar quando na realidade nada de fundo esta acordado

    ResponderEliminar
  2. ja me refereri neste blogger sobre o que penso sobre estes encontros com o MrMugabe, m volto a reafirmar ak que nao darao em nada sera m uma seccao de copos , umas palmadinhas nas costas do Mr Mugabe e gastar dinhero m nada.

    o MDC deve procurar outros parceiros e outras formas de luta pk ja ta visto que asim nao se chega a lado algum... Sao um passo pra frente e dez pra tras por parte da ZANU e do seu lider.

    Haver vamos....

    ResponderEliminar
  3. Querem escamoltiar a verdade ta m do que claro que aquelas manifestacoes populares foram resultado de m politicas do governo,exclusao social e falta de dialogo permanente com o povo.porque se na asim nao for entao pk sera que o governo recuou? E procurou rapidamente encontrar culpados?

    acompanhei de perto as manifestacoes e tava claro que aquela era vontade do povo sem ninhuem por de tras.De tal modo que se o povo se recusa se a catar o recuo do governo teria sido uma catastrofe total que resultaria na queda do governo,pois com o POVO nao se brinca.

    ResponderEliminar
  4. Os mediadores da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral, SADC, dizem que foi infrutífera a ronda negocial de 12 horas entre o presidente Robert Mugabe e o líder da oposição Morgan Tsvangirai.

    Os mediadores da SADC, entre os quais o presidente de Moçambique, Armando Guebuza e o presidente da África do Sul, Kgalema Monthlanthe, dizem que os líderes regionais vão discutir a crise zimbabuena numa cimeira a realizar na próxima semana.

    fonte:http://www.bbc.co.uk/portugueseafrica/news/story/2009/01/090120_zimbabwetalksfaillurebp.shtml

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.