Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Outros elos pessoais
22 janeiro 2009
Polícia recaptura Samito
21 comentários:
Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.
a se confirmar esta noticia so temos k dar os parabens a nossa policia
ResponderEliminarresta o Anibalzinho
ResponderEliminarFui um dos k neste espaco criticou a actuacao da nossa Policia, porem nao posso deixar de dar os meus Parabens pela recaptura do foragido, no entacto segundo um semanario da praca o Anabalzinho encontra se na Inglaterra m sobre isso a nossa policia ainda nao se pronuciou. A ser verdade o k dizer deste silencio das nossas autoridades?
ResponderEliminarSempre que um deliquente é enclausurado, revigora-se a paz e harmonia social.
ResponderEliminarSerá que Agostinho vai telefonar para Alvarito Nhachote (Zambeze) para proferir ameaças?!
Ontem, salvo erro, RDP-Africa indicava em nota de rodapé que Anibalzinho encontrava-se no Reino Unido, após ter embarcado no dia 13 de Joannesburg!!!!
Será que foi expedido o mandado de captura internacional?!!!!
Hermenegildo Chambal
Nao me arisco em dar os parabens de forma geral,o que posso dizer é que a uma restruturação da liderança e consequentemente isso implica um efeito imediato ,uma motivacao por parte de alguma subdireccao .nao uma motivacao por consequencia de ganhos financeiros ,se calhar mas pela promessa de se trabalhar de uma forma transparente .daqui a 3 meses poderei dar uma avaliacao com mais bases .
ResponderEliminaranonimo das 2:42, deixou me confuso: VIU a noticia em RODAPE, a RDP-Africa (RADIO Difusao Portugues pra Africa). Tem a certeza disso!!!????
ResponderEliminarsaudacoes
De volta ao convívio dos Bloguistas e sou brindado com esta excelente noticia.
ResponderEliminarParabéns comandante Kalau.
Pelos vistos é um homem de palavra...aquando da morte do Director Feliciano Juvane prometeu, nas cameras da STV, que recapturaria os fugitivos e os responsáveis pelas mortes dos policias...resultados estão a vista, Todinho morto e Samito recaptura.
Por favor, brinde-nos com a recaptura do Anibalzinho...mostre que nem todos policias estão comprometidos com o crime organizado.
Orgulhosamente Moçambicano
Nuno Amorim
Caro Hermenegildo Chambal,
ResponderEliminarRádio agora tem notas de rodapé? Sejamos um pouco mais sérios a abordar assuntos sensíveis.
Orgulhosamente Moçambicano
Nuno Amorim
....agora é preciso investigar como conseguiu sair da cela do comando. Que os implicados sejam punidos de forma exemplar!
ResponderEliminarNa minha maneira de ver, e apesar de estarem a fazer um belissimo trabalho, isto mostra que com vontade pode-se acabar ou minimizar a criminalidade em Mocambique. o Kalau disse, pois tem vontade de mostrar que pode. fazeri como o outro bloguista que prefere esperar três meses para o que acontece.
ResponderEliminaroutra coisa: a PRM diz existem 7 quadrilhas na cidade de Maputo. este é um passo, pelo menos já contou e sabe onde ( falo do bairro ou da zona ) os encontrar. qual é agora a dificuldade de montar um esquema e pegar as quadrilhas?
diante dos muitos acontecimentos a favor da Polícia, não os posso criticar mais.
Estão de parabens e continuem a garantir a ordem e seguranca no país.
Bem Hajam
Ultima...Samito disse a TVM que Custodio Pinto foi quem os soltou, para acompanhar Anibalzinho. E mais disse que sairam na companhia de 4 policias.
ResponderEliminarEh, Samito deve estar se dando por sortudo..porque se fosse apanhado pelo outro grupo de Chuis..os da ala do Pinto, certamente que o limpavam os sarampos.
Grande confusão agora...
ResponderEliminarA ser verdade esta versao pk sera k o ex comandante se aliou ao bando de criminosos e contribuiu para a fuga do anabalzinho? Estaria ele a receber ordens de alguem dos pesos pesados ou sera pk isto lhe trazia outras vatagens?...Se houver vontade politica estaremos mto perto do fim desta novela k ja vai longa.
ResponderEliminarQuanto ao anibal que secredos tera ele pra granjear tanta simpatia nas chefias policias. Num passado recente falava se do Ex comadante Miguel dos Santos agora fala se do Custodio Pinto.pk sera? como dizia o Saudoso PR samora o Poder,as facilidades tentam ate o Homem m firme.ja agora QUAL é O PASSADO deste CORONEL promovido as pressas a Major GENERAL?Que feitos teve na FA?
Aí está a questão Xicoxa! é por isso que acho que estes cargos não deviam ser só o PR a decidir quem oucupa mas sim devia haver um órgão bem costituido para rever os antecedentes e as competências de quem é o proposto para esses cargos.
ResponderEliminarCaros Bloguistas,
ResponderEliminarA acusação do Samito não é um dado adquirido.
Ele disse que falou com o Custodio Pinto ao telefone...ao telefone até eu posso dizer que sou Obama.
Não é segredo para ninguém que o Custodio Pinto foi sabotado pelas chefias policiais.
Meus caros, vamos reflectir um pouco...Mais não disse.
Orgulhosamente Moçambicano
Nuno Amorim
Rectifico: não foi na RDP-Africa, mas no Primeiro Jornal da RTP-Africa. Penso que o bloco noticioso passou no dia 20 ou 21, no período da tarde. Sinceras desculpas pela confusão.
ResponderEliminarEspero que o lapso não retraía a lúdica e sempre cativante “seriedade” de Nuno Amorim!!
Invertendo o plano: concordo “de pleno” com Chacate Joaquim. O modelo vigente de composição dos órgãos públicos é, sem dúvida, uma das causas do imbróglio que há no serviço público, maxime segurança pública, administração da justiça em geral. Se é certo que o PR, é o órgão que recebe “maior” legitimidade, pelo facto de receber um “voto personalizado”, não é menos verdade que é preciso diluir o fanatismo de que essa “legitimidade acrescida” (alías incontestável) o PR deve-a “emprestar” sem limites aos outros órgãos por via de nomeação. Por exemplo, era admitir que o PR permanecesse com a faculdade de nomeação, mas que o fizesse dentro de uma proposta vinculativa (penso que no caso da policia seria o conselho nacional de defesa e segurança) que indicasse pelo menos três nomes, dentre dos quais ele exercitasse o seu poder.
Um abraço
Hermenegildo Chambal
Sim não é tem que ser legitimado por investigação séria. mas atenção! Samito foi bem claro falou connosco via Cell e depoi ordenou 3 agentes que nos levaram a casa dele (o CP)! era de se saber se efectivamente o Chefão tem ou não casa no bairro referido, e dai se começar uma boa investigação. Agora, o que de facto é incontestável é que isso a ser verdade, aquém estava a obedecer Pitnto?
ResponderEliminarChacate Joaquim,
ResponderEliminarDesculpa, acho que não vimos a mesma peça e por isso peço a intervenção dos que também viram.
Eu percebi que foram a casa do Anibalzinho em Malhampsene e não a casa do Custódio Pinto, na companhia de 4 agentes e não 3.
CP seria muito leviano se levasse os bandidos a sua própria casa.
Admito que possa estar enganado, por isso peço esclarecimento.
Orgulhosamente Moçambicano
Nuno Amorim
Dr. Serra,
ResponderEliminarJá que estamos nesse âmbito, agradecia que postasse o editorial do Solomao Moyane, com título Sinais Perigosos.
Ele chama atenção para a leviandade com que se tratam certos assuntos sensíveis. Pessoalmente chamei atenção para certas menticias, mas parece que não fui compreendido...agora sendo feito por um jornalistas credenciado, provavelmente o levem a sério.
Discutimos acerca dos artigos do jornal noticias e os veiculados pelos meios comunicação privados...pessoas como o Reflectindo e outros vieram com tudo, chegaram a dizer que eu defendia a censura...igualmente disseram que eu apregoava o consumo, única e exclusivamente, dos meios de comunicação ligados ao Partido no Poder.
Aqui vai um estrato do artigo..."da parte que nos toca, queremos afirmar que estamos profundamente preocupado com o sensacionalismo jornalístico que esta a tomar conta dos nossos órgãos de comunicação social, levando-os a noticiar, de forma leviana, factos que podem levar pessoas a morte...Liberdade, sim. Libertinagem, não! Factos, sim. Invecionices, não!..."
Orgulhosamente Moçambicano
Nuno Amorim
O Salomao Moiana fala e bem do Zambeze, mas no seu Magazine independente, na mesma edicao em que lanca chumbo grosso contra o grande rio, comete o mesmo pecado pelo qual condena o semanario Zambeze. Leia-se a reacao de Alvarito na edicao desta semana do semanario Zambeze. Eu estou farto dessa guerras jornalisticas. Me lembrei da forma como Magazine independente foi atacando o Zambeze na ocasiao do caso Augusto Paulino.
ResponderEliminarè interresante a reacçao do alvarito de carvalho no seu artigo no jornal zambeze com o titulo AS INCONGRUENCIAS SO BUFO SALOMAO.
ResponderEliminarprof vamos debater isto