Outros elos pessoais

23 janeiro 2009

Pois é

O "Notícias" de hoje tem um trabalho com o título "Zimbabwe: o que fez falhar o consenso". Eis uma passagem: "Consta no texto que as exigências feitas pelo Movimento para a Mudança Democrática (MDC) serão satisfeitas após a tomada de posse do primeiro-ministro e vice-primeiro-ministro designados no quadro do acordo global de partilha do poder, assinado em 15 de Setembro, uma fórmula encontrada pela mediação para a saída do impasse.
Pergunta: quem é que, em boa razão e fé, iria primeiro tomar posse e só depois discutir com quem ficariam os ministérios estratégicos, sabendo perfeitamente que isso corresponderia entrar na armadilha, exactamente aquela que a ZANU-PF deseja? Engodo belo, armadilha fatal.

2 comentários:

  1. O MDC entrou na armadilha logo que aceitou negociar. Deveria exigir novas eleições. Como negociar a democracia? Só mesmo em África!
    A SADC quis jogar a favor de Mugabe e a Sra Graça Machel so criticou o regime mugabista e a SADC depois lhe ter sido recusada a entrada no Zim. Mesmo assim já é um passo.
    Um abraço,

    ResponderEliminar
  2. Creio que tem razão, o MDC entrou realmente na armadilha e as eleições continuam proteladas.

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.