Outros elos pessoais

07 janeiro 2009

Maputo rechicagoíza-se

O fim de 2008 foi assinalado por diversos tipos de assaltos espectaculares à mão armada na cidade de Maputo. Estamos em 2009 e temos já os primeiros indicadores de que Maputo se rechicagoíza, com gangs activos e armados de AK47. Com efeito, o "Canal de Moçambique" reporta hoje que dois polícias foram feridos nas pernas por meliantes numa troca de tiros ocorrida no Xipamanine. O "Notícias" de hoje também escreve que a polícia se confrontou com assaltantes à mão armada na Coop e no Chamanculo.
Adenda 1: recorde aqui um importante trabalho da autoria do procurador-geral da República, Augusto Paulino, datado de 2003.
Adenda 2 às 10:42: confira aqui um despacho de Eleutério Fenita para a BBC.

4 comentários:

  1. Pedido de esclarecimento.
    Trata-se de três novos confrontos ou o tal que iniciou na coop e terminou com a captura da viatura dos meliantes em Malhampsene?
    Fernando Machado

    ResponderEliminar
  2. Boa questão. Lendo as duas notícias não parece que haja ligação entre elas. Irei reconferir.

    ResponderEliminar
  3. Pelo menos dois, num esta envolvido um BMW e noutro um Pajero. Memoria curta ou 'externalizacao', apesar de interna o culpado sao sempre os outros, os nao amigos. Rapidamente esquecemos que Nequinha roubava, violava e matava sem aliados na Policia. Ser bandido, de colarinho branco ou sem ele e profissao. Encontrar sempre bodes expiratorios sera uma das marcas desta governacao, para esconder a incompetencia dos nomeados muitos deles sabia-se e questionava-se logo na nomeacao. Na educacao os culpados sao as maquinas de correcao, afiancadas pelo Padre ministro que funcionavam.

    ResponderEliminar
  4. Peço um pouco mais de seriedade aos nossos jornalistas.
    Para mediafax foram alvejados três policias, enquanto que para o expresso foram dois.
    MEDIAFAX "(Maputo) Três agentes da Polícia
    da República de Moçambique
    (PRM) contraíram ferimentos
    ligeiros nos membros inferiores,
    vítimas de baleamento, numa troca
    de tiros com um grupo de mal feitores. O facto ocorreu na noite
    de Segunda-feira, no bairro da
    Coop, cidade de Maputo (…)" (Salane Muchanga) mediaFAX
    Maputo, Quarta-feira, 07.01.09 *Nº4199
    EXPRESSO "MAPUTO – Dois polícias foram alvejados
    esta segunda na Cidade de Maputo
    com uma AKM que viria a ser encontrada
    em Malhampsene,(…)" Redacção. Matola, quarta-feira, 07.01.09 Nr. 2396

    Uns dizem que a viatura encontrada foi um pajero, enquanto outros dizem que foi um BMW...Isso é uma completa desinformação. O estranho é que ambos utilizam como fonte o porta-voz do comando geral da polícia.
    Tenho chamado atenção para pouca fiabilidade dos nossos órgãos de comunicação social.
    Orgulhosamente Moçambicano
    Nuno Amorim

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.