Do editorial do semanário "Savana" desta semana, dedicado a Eduardo Mondlane, de quem o jornal diz não ser apenas nosso herói, mas herói de todos os povos: "Terça-Feira próxima, dia 3 de Fevereiro, é dia de Eduardo Mondlane, neste ano que também é dedicado a Eduardo Mondlane. Trata-se da data em que no já lá ido ano de 1969, em Dar-e-Salaam, uma bomba escondida num livro explodiu nas suas mãos, matando-o instantaneamente. (...) Uma das formas mais sublimes de prestar homenagem a Mondlane é não aceitar sermos engolidos pelos mesmos vícios que o colonialismo contra o qual ele lutou representava. Isso significa combater tenazmente a corrupção, a acumulação ilícita de riqueza, a insensibilidade perante as necessidades do povo."Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Outros elos pessoais
30 janeiro 2009
Eduardo Mondlane
Do editorial do semanário "Savana" desta semana, dedicado a Eduardo Mondlane, de quem o jornal diz não ser apenas nosso herói, mas herói de todos os povos: "Terça-Feira próxima, dia 3 de Fevereiro, é dia de Eduardo Mondlane, neste ano que também é dedicado a Eduardo Mondlane. Trata-se da data em que no já lá ido ano de 1969, em Dar-e-Salaam, uma bomba escondida num livro explodiu nas suas mãos, matando-o instantaneamente. (...) Uma das formas mais sublimes de prestar homenagem a Mondlane é não aceitar sermos engolidos pelos mesmos vícios que o colonialismo contra o qual ele lutou representava. Isso significa combater tenazmente a corrupção, a acumulação ilícita de riqueza, a insensibilidade perante as necessidades do povo."3 comentários:
Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.
Eduardo Mondlane, um verdadeiro Heroi nacional sem sombra de duvida.
ResponderEliminarAinda estou pra ver a biografia do sr Afonso Dlankama, que tb se auto intitula pai da democracia mocambicana e porconsiguinte tb Heroi nacional.?????
Eu ca tiro o chapeu por Mondlane e Viva a historia feita de HOMENS com Mondlane.
Professor, peço o seu endereço electronico. gostaria de partilhar ideias sobre a política Nacional.
ResponderEliminarobrigado,
Veja o perfil, está lá...
ResponderEliminar