"O Ministério da Justiça registou entre 1990 e 2008 um total de 619 novas igrejas em todo o país (...) - confira aqui. E recorde aqui.Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Outros elos pessoais
18 janeiro 2009
1990/2008: 619 novas igrejas em Moçambique
"O Ministério da Justiça registou entre 1990 e 2008 um total de 619 novas igrejas em todo o país (...) - confira aqui. E recorde aqui.3 comentários:
Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.
Tanta gente /pastores, à caça do DIZIMO ... dos que quase nada têm!
ResponderEliminarDeuses no poder, populações castradas de ambição, sem expectativas = subdesenvolvimento!
Precisam-se instituições religiosas que se preocupem, não apenas com o espírito, mas, equilibradamente, com o corpo: saúde, educação, como acontece com a reabertura das escolas de artes e ofícios e unidades de saúde, nas missões católicas, que haviam sido nacionalizadas na 1ª república.
AM
Não vejo mal algum nesses números... se os mesmos significarem pessoas mais santas, saúdaveis e prosperas...
ResponderEliminarTudo bem, Zenaida, compreendo a tua generosidade, MAS, a grande maioria destas Instituições pouco contribui para "pessoas mais santas, saúdaveis e prósperas".
ResponderEliminarNão se pode ser mais saúdavel e próspero sem melhoria do nível de bem estar, ou seja, sem rendimentos que permitam o acesso ao consumo, no mínimo, do ESSENCIAL.
Ora, a maior parte destas Instituições tenta SANTIFICAR os crentes, argumentando que as dificuldades terrenas serão compensadas após a morte, que devem mesmo despojar-se dos parcos bens materiais que possuem (... por vezes a favor das instituições), ou seja, perpectuando um espírito FATALISTA, de CONFORMISMO, de temor, fanatismo, que nada contribui para o desenvolvimento económico e social das Famílias.
Um abraço
AM