Outros elos pessoais

17 dezembro 2008

Por que mataram Juvane? (1)

Dez balas tiraram a vida a Feliciano Juvane, oficial sénior da nossa polícia em Maputo - reportou a nossa imprensa.
Perguntas:
1. Existe alguma relação entre esse assassinato, o dos dois polícias na Matola e a fuga recente do três mosqueteiros do crime (Anibalzinho, Samito e Todinho)?
2. Existe alguma relação entre esse assassinato e o dos 15 agentes o ano passado, pertencentes às então brigadas Mamba e Rio?
Logo que os meus e nossos compatriotas africanos – com quem estou agradavelmente reunido aqui em Madrid, depois de terminado o seminário que tenho referido – permitirem, aqui estarei para a continuidade.
Podemos pensar em colectivo sobre as duas perguntas feitas e/ou sobre outras que quiserem colocar?
Observação: tenho extremas dificuldades, como sempre em Madrid, para abrir páginas na internet, especialmente pelo IE8 (escrevo no laptop de um colega do Gabão). E perdoem-me se cometer erros sobre factos, estou longe de Maputo e com dificuldade para vencer os xicuembos da internet. Corrijam-me em caso de erros. Kanimambo.
(continua)

8 comentários:

  1. Prof, acho que esses xicuembos ja vem consigo de Maputo, como me referi a dias ca em Franca nao funcionam, continuo a brir sem problema nenhum.

    Sobre a morte do oficial juvane, acho que os bandidos estao na ofensiva e a PRM na defensiva julgo ser importante e, sobretudo nesta fase inverter a situacao sob o risco de Maputo virar SOMALIA, onde os bandidos controlam tudo e todos.

    seria importante tb que a PRM reativa se e desse m atencao ao sistema de informacao alargado ou seja acarinhar os informadores fulgo buffs na giria policial, porque acredito que ha agente que os conhece m nao os denucia porque nao tem confianca na nossa policia.


    E URGENTE parar com estes ataques contra a nossa Policia ou sera o descalabro total

    No tempo de Samora isto nao seria possivel

    Tenha uma boa estadia e ja agora, va conhecer roses perto de fequeiras um verdadeiro paraiso
    espanhol

    ResponderEliminar
  2. Aconselho-o a migrar do IE8 para o Mozilla Firefox, é mais estável e não terá esses bugs. O Firefox é dos browers mais estáveis, rápido e seguro do momento. Poderá baixar aqui http://www.mozilla-europe.org/en/

    Mas se preferir em portugues poderá baixar aqui http://www.mozilla-europe.org/pt/

    ResponderEliminar
  3. Um caso extremamente triste ... ninguem merece uma morte tao brutal ... paz a sua alma ... e peco muito cuidado no exercicio especulativo ... digo tenham em conta os ente-queridos

    Laude Guiry

    ResponderEliminar
  4. O Diario Digital está a noticiar que foi demitido o Comendante Geral da PRM, Custódio Pinto.
    http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=10&id_news=364034

    Paula

    ResponderEliminar
  5. Sinceramente, e por mais que seja triste, estou feliz com todo este barulho... Tanto barulho só pode significar uma coisa...que ha revolucao !!

    Penso, e sendo optimista, estao a tentar matar o crocodilo e ele vai esperneando... Infelizmente deixaram-no crescer demasiado e agora vai fazendo estragos.

    Quantos moçambicanos honestos estão a morrer e a sacrificar as suas vidas em prol de um Moçambique melhor, e em defesa do seu caracter ? Penso que já sao dezenas de nomes a juntarem-se a Cardoso, Machel e Siba Siba..

    Pensem Nisso

    Tsin Tsi Va

    ResponderEliminar
  6. Caro Mausse!
    O Sr disse "seria importante tb que a PRM reativa-se e desse mais atencao ao sistema de informacao alargado ou seja acarinhar os informadores vulgo buffs na giria policial"...
    desta sua tese tenho que infelizmente lhe lembrar que parte da mola que acusam Manhendje de ter fanado foi paga a operações secretas, agentes infiltrados e informadores os quais logicamente não passam nenhum recibo, daí não tendo conseguido justificar parte das contas mal paradas, não digo que não tenha posto a mão em parte da massa apenas procuro uma explicação racional

    A nossa polícia deve ser a única no mundo que não prevê um "saco azul" para onde devia canalizar anualmente um valor para essas operações secretas, especiais e ou informais, as quais não são passíveis de justificativo algum sob pena de pôr em risco a identidade dos agentes infiltrados ou informadores,

    Sobre a morte do agente em causa julgo que a mão veio de dentro, Guebuza nomeiou novo Comandante Geral, mas se não me engano o nome do novo comandante Jorge Calau já correu a imprensa no passado como um dos tubarões do MINT

    A ver vamos

    Zeca M.

    ResponderEliminar
  7. No meu ponto de visto, o problema passa pela profissionalização da Polícia e um sério investimento nas condições de trabalho. Um pequeno exemplo, os Polícias não tém ou não usam rádios de comunicacao, nao tem transporte, nao tem material de escritorio para instruir processos etc. Há formacao mas nao há material de trabalho! Houve um grupo de juristas formados em investigacao criminal há uns 4 a 5 anos. Depois da formação ficaram, alguns cerca de 2 anos, a receber salário mas sem trabalho porque não os Comandantes decidiram não os incorporá-los na PIC e nas equipes de investigação. Quase todos desitiram e arranjaram trabalho no sector privado e em ONGs, etc!
    Portanto, a meu ver, mudar o Comandante da Polícia nao vai mudar nada!

    ResponderEliminar
  8. Os cinzentinhos patrulham as ruas com sapatos de casamento, será que conseguem correr? pq não equipar os homens bem e a altura da sua função pq o pilícia que toma conta das ocorrencias não pode estar vestido da mesma forma que o que prende os bandidos

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.