Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Outros elos pessoais
10 dezembro 2008
Homens armados atacam de novo em Maringuè
22 comentários:
Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.
bom dia.
ResponderEliminarcomeçam a ser recorrentes estes episódios. pessoalmente preocupa-me.
como explicamos isso. Estará a Renamo e o seu líder a ensaiar uma nova guerra? ou estarao os homens da Renamo naquele ponto a rebelar-se contra todos incluindo o seu Líder. serao episódios sem qualquer significaçao?
Ja era hora de se saber oque se passa.
ResponderEliminarDe novo a brincadeira de homens armados? E o Governo o que está a fazer? será que espera que se transformem em "BA´s" Bandidos Armados para começar a actuar?. Não queremos repetir a história dos 16 anos. Acho que é tempo de dar cobro os famosos homens armados em Maringué.
ResponderEliminarAs perguntas de Haid Mondlane fazem parte do que Nelson afirma. Precisamos de saber que do que se passa. É o dever do Estado esclarecer em conferência de imprensa quando dentro das suas fronteiras acontecem casos como estes. São acontecimentos que criam pânico aos cidadãos.
ResponderEliminarPorquê há todo este silêncio por parte do governo mocambicano? Porquê há tempo não muito distante, o governo falava de tudo sem que houvesse ataque armado, mas agora com ataques armados, o mesmo governo nada explica?
Reflectindo concordo plenamente com o seu comentário. Veja que para terminar o conflito que durou 16 anos Chissano e Dlakama tiveram que se suportarem um ao outro. Agora homesn armados o que é que querem não formas civilizadas de resolver isso? é essa arrogância e mutismo infundado que me faz crítico sem precedente porque ném tudo se resolve com o eu eu eu....
ResponderEliminarAbraços
concordo convosco...
ResponderEliminarO Governo deve agir rápido...estamos cansados destas brincadeiras...estão a espera de quê? que esta situação se multiplique em todo o país? que haja mais mortes? Senhores, este povo já sofreu bastante...procurem saber o que se passa....
Sou da opinião que estes Psedo - Homens Armados querem recordar algumas pessoas que eles existem e que não fazem nada e sendo altura das festas provavelmente alguém lhe vai mandar uns cabazes para acalmar o povo...
ResponderEliminarEu já disse antes! são cães cujo dono se esqueceu deles, veio a maputo assinar uns papeis e perdeu-se nas luzes de neon e barracas lá para o bairro da urbanização!...
ResponderEliminarTêm fome e fazem o que é tendencia natural nos animais procurar alimentação.
a ver se não vira hábito e se o governo não deixa a ferida alastrar
Agora há tb um post sobre Gaza. será que neste caso são cães esquecidos pelos chorudos ali para os lados da "Lago Pereira"?
ResponderEliminaré preciso que o governo tome em consideração estas ameaças a paz. Não se sabe se são actos puramente criminais ou se representam uma ameaça maior pelo que o governo deve agir de pronto. recordo que a guerra de 16 anos começou assim, um e outro ataque esporádico e deu no que deu. Não pretendo acusar ninguem porque não há provas mas acho estranho, tanto poderá ser uma acção concertada como de grupos criminosos ou de descontentes por qualqer coisa e que acham estarem esgotadas as vias da razão porque eles a perderam. Rezo para que não seja nada disso. Por outro lado é importante que o governo trabalhe e tente mitiguar( o que não se afigura fácil) todas as formas de descontentamento dos vários segmentos da sociedade. é uma das formas de prevenir a oclusão de conflitos.
ResponderEliminarDlakhama instrumentaliza estes homens.
ResponderEliminarUtiliza as mentes destes homens, praticamente bolqueadas.
é preciso analisar estes factoes.
Estes homens nao tem culpa!
o Dlakhama procura atençao! uma vez que ja ninguem o liga, politicamente esta a morte
O problema de anónimos atrapalha as vezes a quem quer dialogar com todos. mas bem, que fazer! Vou me poupar apenas colocando as seguintes perguntas:
ResponderEliminarAlguém acha que são homens da Renamo? Existem esses homens ou o Egídio diz a verdade?
Não existindo homens armados da Renamo, a quem pertencem os responsáveis dos ataques ainda que esporáticos?
Porquê o governo não mostra preocupacão sobre estes acontecimentos?
Penso que sao homens armados pela Frelimo para dizer que sao da Renamo. Se nao sao do governo da Frelimo, entao porque esse nao se pronuncia? A Frelimo esta a querer nos atrapalhar, sabiam.
ResponderEliminarA Frelimo nao tem tanta legitimidade assim como se pensa...a Renamo tambem e uma lata furada onde dela nao se poder buscar agua
Tanta burrice meu deus! vão la tratar d vossas vidas
ResponderEliminarOs homens estão armados não há dúvida agora se são deste ou daquele não me parece.
Já pararam para se perguntar quantos eram? um batalhão? 10? 20?
apenas um grupinho de assaltantes meus senhores
O problema é de que qualquer um sabe que as estradas nacionais não são patrulhadas e qualquer um de nós pode montar uma barraca de assaltos em qualquer ponto da via
Agora que apareceu um bandido com imaginação todos reclamam, o método era usado já nos tempos do faroweste
Anónimo com orgulho
Que diferença entre anónimo? assinar com pseudónimo ou gastar tempo fazendo inscrição como João atento a qualquer coisa?
ResponderEliminarO único não anónimo aqui é o Grande Prof Dr Carlos Serra o resto até provar o contrário continua Mr. Reflectindo, vamos lá reflectir
Zeca M.
so se ele também for multifrénico
ResponderEliminarPorquê homens armados só podem estar ligados a Renamo? A Renamo produz homens? Na minha opinião homens armados são bandidos. Deve ser investigado sobre quais bandidos são esses. Daí tomarem-se medidas.
ResponderEliminarEsses homens armados devem ser zimbabueanos a procura de comidas, e tudo que tem relação com armas só é deconfiada a Renamo isso não é justo.
ResponderEliminarNós fazemos fronteira com o Zimbabue um país que está a mira de conflito a qualquer momento, leia no google a entrevista do embaixador dos EUA no Zimbabue James McGee" A solução para o Zimbábue passa pela via pacífica, através de organismos regionais, que, no entanto, "têm que reagir", sustentou McGee, que indicou que salvo a ação militar, "todas as opções estão sobre a mesa".
Caro Zeca M.
ResponderEliminarÉ pena que não tenhas me perguntado do porque me lamentei, pois não julguei a ninguém por anonimato. Se pareceu que eu estava a julgá-lo, peço imensas desculpas aos anónimos. Tenho expressado e até neste blogue, o meu apoio ao anonimato. É um direito de cada um e tem razão de ser.
Lamentei apenas porque eu queria colocar algumas perguntas aos anónimos e dar-lhes o meu ponto de vista quanto aos seus comentários, mas senti que era difícil distinguir os anónimos já que são muitos e muitos deles colocam pontos de vista que chamam à minha reflexão.
Um abraço
Caro Reflectindo
ResponderEliminarsem ofensas! obrigado pela chamada de atenção
Zeca M.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarCaro Zeca M.
ResponderEliminarFicamos sem problemas nem dúvidas. Obrigado