Outros elos pessoais

06 dezembro 2008

Gastos 2009 da Presidência da República

No semanário "Savana" desta semana: "Segundo a proposta do Orçamento do Estado para 2009 na posse do SAVANA, o executivo orçamentou cerca de 20.6 milhões de dólares para as despesas da Presidência da República, dos quais 8.2 milhões de dólares serão canalizados para as despesas com o pessoal. Com a reabilitação e apetrechamento das insfraestruturas da Presidência, os contribuintes vão desembolsar dois milhões de dólares norte-americanos. Em visitas presidenciais, muitas vezes criticadas pela oposição, com destaque para a Renamo, por considerá-las dispendiosas, o Presidente Guebuza vai gastar 1.3 milhões de dólares. “Querem que eu trabalhe sem gastar dinheiro. Este método (Presidências Abertas) teve como consequência, progressos para o país”, respondeu na altura Guebuza quando foi confrontado com críticas sobre alegados gastos excessivos, sobretudo com helicópteros e numerosas delegações. O Orçamento não especifica se este gasto é com viagens ao estrangeiro ou com as popularizadas Presidências Abertas. Segundo o mesmo documento, o Estado vai gastar cerca de 80 mil dólares para a aquisição de viaturas para serviços gerais da Presidência da República."
Enquanto isso, leia o que diz o economista Nuno Castel-Branco (clique com o lado esquerdo do rato sobre a imagem abaixo para a ampliar):

5 comentários:

  1. Pois é, é mesmo um desplante, mas em 2009 vamos ter de novo eleições, desta vez as grandes, presidenciais e parlamentares. É ou não é?

    ResponderEliminar
  2. Pois é, quase ninguém a comentar aqui...Tudo numa boa!

    ResponderEliminar
  3. Na verdade, estamos a reclamar de qué? de que a Presidência tenha um orçamento? 20 milhões de dólares é muito para um gabinete de Presidente da República? Quanto é que deveria ter? Nada?

    ResponderEliminar
  4. Provavelmente alguns jornalistas e "académicos" pensem que Presidência da República é só o Presidente, sua secretária, um estafeta e alguns guarda-costas. Boa pergunta a anterior. Quanto é que queriam que constasse no orçamento da presidência?

    ResponderEliminar
  5. Isso, suguem a mama enquanto ainda é tempo...

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.