Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Outros elos pessoais
01 dezembro 2008
Fraude e efeito tenaz (4)
2 comentários:
Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.
Pois é professor a Renamo não se arrepende com as cabeçada que leva da frelimo. Na beira a Renamo se associou à Frelimo para derrubar Daviz homem importante que podia dar uma mão a Renamo, e agora se fala de intelectuais até o Mazanga haja que o Mussa, Colaço e Araujo têm culpa nessa bagunça do partido.
ResponderEliminarEstão querendo tapar o sol com a peneira. A culpa de a Renamo ter caido na preferencia dos votantes é dividida: Uma parte cabe a desigualidade de meios para fazer politica, enquanto a Frelimo se vale da sua umbelical ligação ao estado, meios financeiros proprios e do empresariado, politica de exclusão aos que não são seus membros, aliciamentos monetários aos da oposição,jogadas baixas. propaganda barata contra o " inimigo" etc etc. A Renamo por seu lado pouco fez desde o fim da guerra para se tornar num partido coeso e com ligação permanente entre o topo e a base. Trabalhou pouco. Tomemos o exemplo das provincias do sul:Nada foi feito, em moldes cientificos para inverter o cenario de desagrado que este partido tem. As bases estão abandonadas. Por outro lado os municipios que estavam sendo geridos pela Renamo caíram nas mãos da Frelimo porque não existiu um trabalho sério de mobilização. Onde andavam os líderes da Renamo durante a campanha? queriam ganhar sentados? Muito antes das eleições muitos bloguistas vaticinavam uma pesada derrota e até davam dicas para atenua-la. Se leram, nada fizeram. Hoje se insurgem contra a ala intelectual da Renamo, tentam culpa-los da derrota. Que mentes tão tacanhas! Desde a prim legislatura, nunca a bancada da Renamo teve um comportamento como o verificado na actual. Temas bem apresentados, contestaçoes e debates bem equilibrados ao ponto de obrigarem o Chefe de Estado a recuar em algumas inconstitucionalidades. São os guerrilheiros que irão legislar de entre os poucos deputados que elegerão em 2009? se assim o preferirem, boa sorte. Lembrem-se do que escrevemos, não para vosso bem , mas sim do país pois pretendemos uma oposição credivel.
ResponderEliminar