Outros elos pessoais

01 dezembro 2008

Crianças da noite

Cidade de Maputo, 21:45. No cruzamento da Nyerere com a 24 de Julho, num dos restaurantes ali existentes, pessoas comem de forma calma, os pratos estão cheios e vejo camarões, duas crianças da noite empoleiram-se no muro de resguardo para verem. No cruzamento da Nyerere com a Eduardo Mondlane, lá está o habitual jovem com a criança às costas, embrulhada numa capulana, pedindo esmola.

3 comentários:

  1. Caro Prof. Serra a situação está ruim em todo mundo. Aqui em São Paulo é triste ver mendigos ou crianças pobres andando por ruas de bairros nobres, contrastando com senhoras ricas fazendo compras ou executivos bem vestidos a bordo de carros importados. A desigualdade social está presente em qualquer esquina e não vejo nenhum empenho das autoridades em dimunuí-las. Um abraço professor.

    ResponderEliminar
  2. Olá, Guilherme! Sim, vi isso em SP, essa cidade gigantesca e complexa à qual deverei regressar próximo ano...

    ResponderEliminar
  3. Nos meados dos anos 90 havia um lar gerido pelas freiras. Elas também ofereceram uma manta, um copo de chá e pão aos meninos da rua. Talvéz está na hora de pedir as freiras de voltar?

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.