Outros elos pessoais

09 novembro 2008

Hoje há história: quatro árbitras em Nampula

Quatro árbitras dirigirão logo à tarde o jogo Ferroviário de Nampula/Maxaquene, estádio 25 de Junho da cidade de Nampula, a contar para o Moçambola, em evento sem precedentes na história do futebol moçambicano. Hipóteses: (1) estádio cheio: (2) as quatro árbitras, duas das quais de Tete, serão bem severas e agarradas às regras. Ouvirei o jogo pela Rádio Moçambique e dar-vos-ei pormenores mais logo.
Adenda às 17:11: o locutor do jogo acabou de dizer que "tirando um ou ou erro nesta segunda parte", a arbitragem foi "excelente". Bravo! Entretanto, o Ferroviário de Maputo (primeiro classificado) venceu o Chingale de Tete por 3/0 e o Atlético Muçulmano (segundo classificado, menos dois pontos) o Desportivo por 1/0, ficando assim adiada para a última jornada a decisão de quem será o campeão deste ano. Empatando com a Liga Muçulmana por 1/1, o Textáfrica (ganhador do primeiro campeonato nacional em 1976 com o treinador Mário Coluna) garantiu a continuidade no Moçambola. Descem de divisão: Estrela Vermelha, Ferroviário de Pemba e Benfica de Macúti (Rádio Moçambique, relatos desde as 15 horas).

4 comentários:

  1. Do you happen to know the names of those four referees ?

    ResponderEliminar
  2. Em caso de contestação/Pancadarias como é que irá-se gerir a confusão?

    Arbitra no meio de homens se empurando imagina professor.

    ResponderEliminar
  3. ola, Professor, estou feliz por ter um quarteto de arbitos do sexo feminino, e feliz por saber que sao de Tete e conhecendo todas elas.

    Fizeram parte de um Clube de futebol, as duas moças que consegui identificar, isso é, o arbitro principal (Angelica) e sua auxiliar de linha (Estrela, magra e clara), as outras moças não conheci, as duas sempre foram jogadoras de futebol e não me surprienderam quando as vi na televisão, sempre adoraram futebol.

    Estao de parabens e espero mais mulheres siguam esse exemplo e mostrem que podem mudar o futuro do nosso futebol.

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.