Outros elos pessoais

26 novembro 2008

Dhlakama, Deviz e AIM


O "Notícias" de hoje apresenta um trabalho da Agência de Informação de Moçambique no qual o presidente da Renamo, Afonso Dhlakama, aparece a dizer que a vitória do edil da Beira, Deviz Simango (em campanha na imagem), deve tudo à Renamo. Mas, para mim, o mais importante não é isso, esse exercício de má consciência de Dhlakama: o mais importante é o facto de, pela primeira vez, o "Notícias" reproduzir testemunhos como este: "Daviz Simango concorreu para o seu segundo mandato. Os primeiros cinco anos (primeiro mandato) foram bastante elogiados pelos beirenses, assim como foram considerados os melhores já vividos naquela cidade."
Adenda: entretanto e na mesma edição do "Notícias", o sr. Marcos Macamo entende que Deviz nada perderá se se aliar à maioria na Assembleia Municipal. Bom conselheiro de Deviz dava o Sr. Macamo, sem dúvida.

8 comentários:

  1. Prof. desculpa-me que vou roubar uma das suas fotos para colocar ao lado da mensagem de agradecimentos de Daviz Simango. Abraco

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Para mim Deviz governando aliado a frelimo ou a renamo , isto nao tem muita importancia ,a maior importancia esta em termos uma cidade da Beira em desenvolvimeno . Mas a frelimo deve saber que quando mais se maltrata um Beirense , mais dele se espera uma inimizade ( sendo este um comportamento natural do sena e ndau )

    ResponderEliminar
  4. Caro Kimmanel, essa alianca que até pretende-se impôr tem suas consequências. Se Daviz mobilizava o eleitorado para votar na Renamo para Assembleia Municipal, então ele sabe porque e o que colheu disso. Por outro lado, segundo os estatutos da Renamo, Daviz é ainda membro da Renamo, pois não se pode confundir Mbararano com a Renamo.

    ResponderEliminar
  5. "Mas a frelimo deve saber que quando mais se maltrata um Beirense , mais dele se espera uma inimizade ( sendo este um comportamento natural do sena e ndau )"
    Eu sou da etnia sena, mais antes disso sou ser humano. Quem consegue amizade maltratando? A grande diferenca entre os outros maltratados e os beirense 'e a capacidade de nao se deixar enganar na hora de verdade.

    ResponderEliminar
  6. "quando mais se maltrata um Beirense , mais dele se espera uma inimizade ( sendo este um comportamento natural do sena e ndau )"

    Nao consigo engolir essa teoria/tese. O Deviz Simango(Ndau) foi maltratado mas pediu votos para Renamo.

    ResponderEliminar
  7. Nelson O Deviz nao deixou de ser da Renamo ,A renamo é um conjunto muito largo de pessoas que nao se resume apenas no Dlakama ,o problema da Renamo esta sendo o Dlakama.

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.