Outros elos pessoais

18 novembro 2008

Deviz Simango: o grande nfiti da Beira





Creio não estar distante da realidade se disser que a Beira tem sido o mais importante, o mais duro território de luta política do país, sem precedentes na nossa história eleitoral. Por causa de quem? Da Renamo? Não, por causa de Deviz Simango, candidato independente à reeleição para edil da cidade. Os partidos Frelimo e Renamo voltaram contra ele todas as suas armas políticas, dia após dia. O jornal "Diário de Moçambique" do dia 15 do corrente tem, entre outras, as peças que reproduzi nas imagens. Estude os títulos (sua construção), os cabeçalhos e, no caso da terceira imagem a contar de cima, o conteúdo. Recorde-se que a Frelimo enviou para a Beira, para reforçar a campanha do seu candidato Lourenço Bulha, algumas dos seus executivos mais públicos. O inimigo era e é Deviz Simango, afinal o grande nfiti, wakuipa ntima, wakugoswa (feiticeiro, pessoa má, perigosa, tudo em sena*) do Chiveve. Clique com o lado esquerdo do rato sobre as imagens para as ampliar.
_____________________
*Em ndau: muloi, wakashunga, anothiysa.

3 comentários:

  1. pelo menos descobrimos que todos os municípios existentes não têm razão de existir. o Governo faz tudo. só não é responsável por algo de mal que ocorra. só não percebo porque só decidiram trabalhar agora!!!

    ResponderEliminar
  2. Alo Professor Carlos Serra

    Primeiro manifestar disapontamento por nao ter escrito nada neste diario relativo ao debate que organizou a poucos dias com o Azagaia, muitos dos amigos meus que se puderam fazer presente disseram me ter sido muito interessante e revelador.

    Em relacao aos artigos em adenda, dizer que titulos dizem muito, se exite isencao do jornalista em enfim.

    Meu unico ponto eh, porque eh que o Governo esta a fazer tanto na Beira e nao esta a fazer em Maputo e Inhambane (minha terra da boa gente). Eles clamam terem sido pioneiros do empreendedorismo na terra do Chiveve, mas nao clonam tamanha proeza para outros areias onde a maioria dos seus apoiantes residem ... a que dizer que ali ha gato. Deem a Cesar o que eh de Cesar, seja dado merito a quem eh devido, Parabens Deviz, fazendo directamento ou forcando o Governo a fazer, a Beira eh que ganha. Os outros municipios deviam aprender que competicao politica eh dotada de presentes para a comunidade ... Hoy Hoy a diversidade politica

    PS: Muitos politicos mocambicanos alugaram suas proprias viaturas a si mesmos, se nao jets privados ... investiguem

    Laude Guiry

    ResponderEliminar
  3. Tinha umas fotos para mostrar, mas saíram desfocadas. E procurei, por pudor, não falar do debate, que foi excelente, sim, com belas intervenções do Eng. Mondlane e do Edson, pessoas que muito respeito. Como belas foram, também, as intervenções dos muitos estudantes presentes. Finalmente: há uma postagem mais atrás, na qual refiro algo que disse lá...

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.